metropoles.com

Morre a jornalista Dad Squarisi, aos 77 anos, em Brasília

Jornalista e editora de Opinião do jornal Correio Braziliense, Dad Squarisi não resistiu às complicações de um câncer e morreu nesta 5ª

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes sociais
mulher com cabelo curto e cacheado
1 de 1 mulher com cabelo curto e cacheado - Foto: Reprodução/Redes sociais

A jornalista Dad Squarisi morreu, nesta quinta-feira (10/8), aos 77 anos. Escritora, professora de português, ela não resistiu às complicações de um câncer, segundo o Correio Braziliense, veículo no qual ocupava o cargo de editora de Opinião.

O velório da editora ocorrerá nesta sexta-feira (11/8), das 15h às 17h, no Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul.

Na última semana, a família chegou a pedir doações de sangue para a jornalista. Em 2016, ela fez um post emocionante, falando sobre sua luta contra a doença. Na época, ela foi diagnosticada com leucemia e ficou internada no hospital Albert Einstein. A jornalista conseguiu um doador compatível na própria família.

A jornalista deixa o filho, Marcelo, a nora, Katilen, e os netos, João Marcelo e Rafael.

História

Dad nasceu em Beirute, capital do Líbano, em 1946, mas veio ao Brasil com a família e adotou o país como lar.

A jornalista tornou-se referência na língua portuguesa. Autora de livros como 1001 dicas de português; A arte de escrever bem; e Como escrever na internet, ela ensinou a arte da comunicação a diversas gerações. Além do português e do árabe, ela dominava o francês, o inglês e o espanhol.

0

Repercussão

Muitos colegas jornalistas e personalidades de Brasília lamentaram a morte de Dad. “Dad Squarisi foi uma das mulheres mais elegantes com quem tive o prazer de trabalhar. Competente, generosa e suave, ela influenciou e inspirou uma geração de mulheres jornalistas”, disse Lilian Tahan, CEO do Metrópoles.

Cristovam Buarque, ex-governador do DF e ex-senador, foi um dos primeiros a se manifestar. “O mundo perdeu Dad Squarisi, uma libanesa que ensinava o Brasil a escrever português”, escreveu.

O presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz (MDB), também lamentou a morta da jornalista. “Brasília e o Brasil lamentam, profundamente, a perda da grande e querida Dad Squarisi, uma das referências atuais do universo das letras e do jornalismo. A perda dessa grande figura deixará um hiato no universo da comunicação, especialmente da capital, e principalmente aos seus fiéis leitores que acompanhavam suas colunas no Correio Braziliense”.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?