metropoles.com

Moraes pede manifestação da PF para restituir bens de ex-comandante da PM

Defesa de Fábio Augusto Vieira pediu a Moraes a devolução do celular, notebook e HDs apreendidos. Ministro solicitou resposta à PF

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Especial Metrópoles
Comandante geral da PMDF, o coronel Fábio Augusto, fala ao Metrópoles
1 de 1 Comandante geral da PMDF, o coronel Fábio Augusto, fala ao Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes pediu manifestação da Polícia Federal sobre a decisão de restituir bens apreendidos do ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) coronel Fábio Augusto Vieira. Em despacho desta quarta-feira (22/2), Moraes oficiou a PF para que se manifeste sobre a necessidade da manutenção de apreensão do celular, notebook e dois HDs recolhidos para investigação.

Os itens foram apreendidos na apuração de responsabilidades sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O coronel ficou preso por 24 dias. Na decisão em que liberou o ex-comandante-geral da cadeia, Moraes afirmou que o relatório da intervenção federal na segurança pública do DF deixou claro que Vieira não teve responsabilidade direta na falha de ações contra os atos terroristas.

“Assim sendo, a partir das investigações preliminares realizadas pelo interventor da área de Segurança Pública do Distrito Federal, o panorama processual que justificou a prisão preventiva do investigado não mais subsiste no atual momento”, escreveu Moraes na decisão.

Manifestantes golpistas invadem e destroem o Congresso nacional

0

 

No pedido de devolução dos itens apreendidos, a defesa do coronel da PMDF afirmou que mais de 30 dias após a operação, ainda não há informação de que a extração dos dados dos aparelhos foi realizada.

Os advogados do ex-comandante-geral da PMDF citaram que os celulares do ex-governador Ibaneis Rocha (MDB) e do ex-secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública do DF, Fernando de Sousa Oliveira, também investigados no mesmo inquérito, já tiveram os celulares periciados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?