Moradores do Park Way pedem criação de parque ecológico na região
Área tem entre 50 e 70 hectares e fica nas quadras 27 e 28 da cidade. Ibram analisa a viabilidade de se delimitar uma reserva no local
atualizado
Compartilhar notícia

Moradores do Park Way estão mobilizados para transformar uma área entre 50 e 70 hectares localizada nas quadras 27 e 28 em um novo ponto de preservação: o Parque Córrego do Mato Seco. Segundo denúncias de habitantes da região, organizados na Associação dos Moradores e Amigos da Região do Parque Ecológico do Córrego do Mato Seco (Amac), o local tem sofrido diversas tentativas de invasão e grilagem nos últimos tempos.
Ainda segundo a Amac, a região tem grande importância ecológica, principalmente no período de crise hídrica que assola o DF atualmente, já que abriga as nascentes do Córrego do Mato Seco. Com o Córrego Cabeça do Veado, o riacho fornece boa parte das águas do Lago Paranoá. O local também é um santuário ecológico no Distrito Federal. Só no ano passado, foram soltos mais de 1,5 mil aves e 500 mamíferos no local.
O pleito dos moradores motivou o senador José Antônio Reguffe (sem partido) a enviar um ofício ao gabinete do governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), pedindo a criação do parque. Em nota, o GDF afirmou que o documento chegou ao gabinete do governador no último dia 7 e, no momento, está sob análise do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).
Segundo o Ibram, “os parques ambientais podem ser criados pelo Poder Legislativo, por meio de projetos de lei, ou pelo Executivo, através de decretos. Em ambos os casos, a criação deve ser precedida por estudos técnicos que atestem a viabilidade social, econômica e ambiental do projeto, além de audiências públicas que ratifiquem o interesse da população na proposta”.
O projeto também precisa ser aprovado pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e pelo Sistema Distrital de Unidades de Conservação da Natureza (SDUC). Ainda é necessário ser demonstrado no processo a viabilidade financeira do parque, ou seja, se há recursos previstos para a implantação e a manutenção do espaço.
Confira abaixo o ofício na íntegra:
Oficio Reguffe Criação Parque by Metropoles on Scribd












