metropoles.com

“Minutos de pavor”, diz dono de lanchonete onde homem morreu engasgado

Funcionários, parentes e uma médica tentaram remover o pedaço do sanduíche de filé com o qual Hamilton Pires se engasgou em Águas Claras

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo pessoal
homem 2
1 de 1 homem 2 - Foto: Arquivo pessoal

“Não sabíamos o que fazer, foram minutos de pavor.” Foi assim que um dos proprietários da hamburgueria Lifebox, em Águas Claras, Marco Antônio Amaral Júnior, 26 anos, descreveu o momento quando o cirurgião bucomaxilo Hamilton Pires, 37, engasgou-se e morreu asfixiado enquanto comia um sanduíche de filé, na madrugada desta segunda-feira (20/8).

O proprietário conta que o ambiente da lanchonete, localizada na Rua 12 Norte, foi tomado por “tensão e desespero” quando Hamilton começou a passar mal.

“Eu estava no subsolo e me chamaram. Subi correndo e me deparei com o rapaz engasgado. Pedi que esvaziassem o espaço para ele conseguir respirar, liguei para os bombeiros e solicitei orientações por telefone, mas não conseguimos”, lamentou.

Segundo Marco, a casa, que funciona exclusivamente no período noturno, estava cheia. Hamilton lanchava na companhia do irmão e da cunhada, os quais ficaram “desesperados”.

No momento do engasgo, uma médica também estava na lanchonete e tentou imediatamente realizar manobras de reanimação no homem, mas ele não resistiu.

Ao Metrópoles, o capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal Ronaldo Reis explicou que a massagem cardíaca deve ser utilizada apenas em último caso, quando a vítima já aparenta estar inconsciente e desfalecida.

Inicialmente, o ideal é bater nas costas da vítima com força moderada, no sentido de baixo para cima. Caso não surta efeito, abrace a pessoa por trás e posicione as mãos na região do abdômen, comprimindo o estômago e puxando-o para si e para cima

Ronaldo Reis, capitão do Corpo de Bombeiros
0


Redes sociais

Amigos e familiares usaram as redes sociais para se despedirem do cirurgião (veja abaixo). Hamilton era natural de Fortaleza (CE) e cursou odontologia na Universidade Paulista (Unip). Ele também praticava jiu-jítsu na academia Gracie Barra de Águas Claras.

O corpo dele será cremado em Valparaíso, no Entorno do Distrito Federal, nesta terça-feira (21/8). O cirurgião bucomaxilo deixa uma filha de 3 anos.

Trabalhamos, mas também rimos muito, e podemos dizer que se Deus nos concedesse mais um pouco de vida ao seu lado,…

Posted by Sanaria Alves on Monday, August 20, 2018

Amava tua risada, sei que sempre lhe fazia rir com minhas palhaçadas! #lutopesado#gbaguasclaras#gbasanorte

Posted by Roberto Cavalcante Robertinho on Monday, August 20, 2018

 

Treinamento especializado
Depois do episódio desta segunda-feira (20), o proprietário disse que pretende promover um treinamento especializado para seus funcionários, na tentativa de prevenir outros casos como esse. “Vamos treinar a equipe para outras situações, como convulsão e até ataque epilético”, afirmou.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?