Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Metrópoles/Ideia: 52,6% dos brasilienses defendem prisão aos 16 anos

Pesquisa exclusiva Metrópoles/Ideia ainda mostra que 38,8% dos entrevistados são contrários, e 8,6% não souberam responder

24/08/2022 02:30, atualizado 24/08/2022 14:10
Daniel Ferreira/Metrópoles
Algemas

A maior parte da população do Distrito Federal é a favor da pena de prisão aplicada para jovens a partir de 16 anos. É o que mostra a pesquisa Metrópoles/Ideia, divulgada nesta terça-feira (23/8). O levantamento revela que 52,6% dos brasilienses são favoráveis a redução da maioridade penal.

A apuração ainda revela que 38,8% dos entrevistados são contrários, e 8,6% não souberam responder.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Quando foi feita a separação por sexo, são os homens que aprovam mais a redução, com quase 58,2% do total dos entrevistados.

Já por faixa etária, a maioria das pessoas a favor da pena de prisão aplicada aos jovens a partir de 16 anos está na faixa dos 35 a 44 anos. Quanto maior a faixa etária, mais favorável. Confira o resultado: 

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

Para o especialista em segurança pública, Moisés Sousa, adolescentes a partir dos 16 anos, na maioria dos casos, ficam impunes dos crimes que cometem. Nesse sentido, ele é favorável a redução da maioridade penal.

“É uma situação que está em discussão há décadas no Brasil. Caso haja crime de repercussão que envolva adolescentes, vamos ter índices ainda maiores de pessoas a favor dessa redução. Vemos que, em grande pare das ocorrências, esses jovens são usados em organizações criminosas e tráfico porque a aplicação da pena é de no máximo três anos de internação”, avalia Sousa.

Segundo o especialista, o que se discute no cenário atual é a redução penal para jovens que cometem crimes violentos e de grave ameaça. “É um mecanismo de redução na criminalidade. O adolescente de 16 anos sabe distinguir o certo do errado”, destaca.

Pesquisa

A pesquisa realizada pelo Instituto Ideia, contratada pelo Metrópoles, ocorreu em agosto de 2022. Foram ouvidas 1.200 pessoas em todas as regiões administrativas da capital.