Metrópoles e DER promovem passeio ciclístico no Maio Amarelo

Percurso será de 5,8 quilômetros no Eixão, com saída da 102 Sul. Concentração terá início às 8h da manhã

Giovanna Bembom/MetrópolesGiovanna Bembom/Metrópoles

atualizado 23/05/2019 16:24

Metrópoles e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) celebram neste domingo (26/05/2019) o Maio Amarelo – mês de prevenção aos acidentes de trânsito – com um passeio ciclístico no Eixão do Lazer, em Brasília (DF). O percurso será de 5,8 quilômetros, com saída da 102 Sul, na altura da Rua das Farmácias. Os ciclistas seguirão até a 110 Sul e retornarão ao ponto inicial. A concentração está marcada para as 8h da manhã, na 102 Sul. A largada será às 9h.

Segundo a diretora de Educação de Trânsito do DER-DF, Jucianne Nogueira, os acidentes de trânsito são, atualmente, uma das principais causas de mortes no Brasil. “O objetivo do Maio Amarelo é conscientizar motoristas, pedestres e ciclistas sobre as responsabilidades de cada um no trânsito. O ciclista é um dos usuários mais vulneráveis no trânsito. No intuito de reduzir os índices de mortos e feridos, intensificamos as campanhas educativas e a fiscalização nas vias do DF”, explica.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 e 2,4 milhões, em 2030. O órgão calcula ainda que, nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão a acidentes por ano com traumatismos e ferimentos.

A diretora de Jornalismo do Grupo Metrópoles, Lilian Tahan, lembra que esse é um tema caro para a sociedade. “Há duas formas de a gente se aproximar do assunto: primeiro é sendo ou fazendo alguma vítima no trânsito. Segundo, é sermos agentes ativos na prevenção de acidentes e tragédias. É aí que nós entramos. O passeio ciclístico é uma ação afirmativa de conscientização, planejada para reforçar a importância de protegermos a vida”, aponta.

O jornalista e atleta Afonso Morais, o Bike Repórter da Rádio Metrópoles FM, que realiza cobertura diária da situação do trânsito no DF, estará à frente do pelotão, junto à equipe de promoção, e fará entradas ao vivo ao longo do passeio. O evento é destinado a pessoas de todas as idades.

Durante a concentração, haverá um aulão de aquecimento realizado por professores da academia Bluefit. Além disso, profissionais da clínica Matsumoto farão a aferição de pressão e exame de bioimpedância dos participantes. A Caesb garantirá o suprimento de água potável para o público.

Não é necessário realizar inscrição prévia. Os 200 primeiros participantes ganharão camisetas do evento e um brinde da rádio. Aproximadamente 2 mil coletes refletivos serão distribuídos pelo DER.

O evento é promovido pela Transitolândia/DER, em parceria com o Grupo Metrópoles, e tem patrocínio da Ultrabox, BioMundo, Unip, Big Box, Casa Thomas Jefferson e apoio da Bluefit, Clínica Matsumoto, Brasal Refrigerantes, SEST/SENAT e Caesb.

Passeio Ciclístico Maio Amarelo
Concentração: a partir das 8h. Largada às 9h da manhã
Percurso: Eixão Sul, da 102 a 110 Sul

Últimas notícias