Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Menina de 9 anos é picada por escorpião dentro de escola no DF

O pai da criança informou que a filha foi picada pelo animal ao vestir uma blusa de frio que estava na área de achados e perdidos do colégio

06/11/2026 11:22
Magnific - kuritafsheen77
Imagem colorida de escorpião com filhotes

Uma menina de 9 anos foi picada por um escorpião na manhã dessa quinta-feira (5/11) dentro da Escola Classe 61 de Ceilândia e teve que ser levada ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC).

O pai da criança, que preferiu não se identificar, informou ao Metrópoles que a filha foi picada pelo animal ao vestir uma blusa de frio que estava na área de achados e perdidos do colégio.

Apesar do susto, o colégio rapidamente acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Brasil (SAMU), a criança foi atendida, encaminhada ao HRC e recebeu alta médica ainda na noite dessa quinta-feira (5/11).

A criança permanece em observação e segue estável, de acordo com a família. “Eu fiquei bastante preocupado, estava no serviço e tive que sair às pressas. Minha sorte é que eu trabalho perto da escola, então eu cheguei rápido”, relatou o pai da criança.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

Procurada, a Secretaria de Educação informou que a direção da unidade acionou imediatamente o SAMU e o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e prestou assistência à estudante e à família.  A pasta informou que realizará uma dedetização na unidade escolar.

“A escola mantém o cronograma de controle de pragas e realizará uma nova dedetização neste sábado (7/11), como medida preventiva. A SEEDF acompanha o caso e permanece prestando o apoio necessário à estudante e aos familiares”, disse a secretaria.

Acidentes de escorpiões e morte

Mais de 6 mil acidentes com escorpiões foram registrados no Distrito Federal entre janeiro de 2025 e de junho de 2026. Apenas nos primeiros meses deste ano, até 13 de junho, foram contabilizados 1.974 casos, aumento de 6,41% em relação ao mesmo período de 2025, quando houve 1.855 ocorrências.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Ao longo de todo o ano passado, a rede pública de saúde notificou 4.640 acidentes envolvendo escorpiões. Desse total, 2.785 ocorreram apenas no segundo semestre. Agosto foi o mês com maior número de registros em 2025, com 389 ocorrências.

Em 5 de julho deste ano, Valentina Nobre Lima, de 11 anos foi picada por um escorpião dentro de casa, no Riacho Fundo I, ao calçar um tênis para ir à escola.  Valentina passou 23 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e teve três paradas cardíacas, uma delas de 40 minutos.