metropoles.com

Visitantes invadem área fechada e sujeira toma conta do Parque da Asa Delta

Reserva não abriu no fim de semana e no feriado devido à greve do Ibram e pessoas forçaram a entrada no local. Integrante de grupo de moradores do Lago Sul se diz preocupada com a poluição

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Moradores do Lago Sul reclamam do lixo que teria sido deixado por visitantes no Parque da Asa Delta, durante o fim de semana e no feriado, na parte desobstruída da QL 12. Apesar de a reserva estar fechada devido à greve de servidores do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), que administra a área, o Metrópoles flagrou um grupo de pessoas forçando a cerca para chegar à orla do Lago Paranoá.

SOS LAGO/DIVULGAÇÃO
Embalagens e sacolas plásticas jogadas no chão do parque

 

Integrante da associação SOS Lago, a empresária Cláudia Melo denuncia o que, segundo ela, é um “caso grave de degradação”. “Moro aqui há 10 anos e nunca vi um movimento tão grande assim. São pessoas que jogam lixo no chão e chegam até a invadir casas com os moradores dentro”, disse a moradora da QI 7. 

João Vicente/Metrópoles
Frequentadores do Parque da Asa Delta quebraram a cerca para ter acesso ao local

Para Cláudia, a Polícia Militar deveria aumentar as rondas na região para impedir o acesso irregular às áreas ambientais. “Esse problema vai se refletir no bairro inteiro. Todos vão sofrer com insegurança, casos de afogamento no lago e aumento da violência.”

Controle
Segundo a PM, o controle de acesso aos parques é de responsabilidade dos funcionários do Ibram. A corporação disse ainda que o batalhão do Lago Sul tem viaturas patrulhando a região para atender ocorrências de crimes.

O Ibram afirmou que, por causa da greve, teve de fechar os 17 parques do Distrito Federal abertos a visitação para manter a segurança do público. Só o de Águas Claras funcionou no fim de semana. Ao Metrópoles, o órgão pediu “conscientização e cooperação” à população. Nesta quinta-feira (15/10), uma reunião vai definir quais unidades devem operar no fim de semana. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?