Designer lança álbum de figurinhas sobre aves da Chapada dos Veadeiros

Publicação estimula preservação do cerrado. Lançamento ocorre nesta terça, nos canais @negalilu e @negalilueditora no Facebook e Youtube

atualizado 15/12/2020 13:33

Gabriel Lara

Para estimular a preservação do cerrado e provocar o olhar para a temática ecológica, a artista visual e designer gráfico Luana Santa Brígida (foto de destaque) escreveu e ilustrou o álbum de figurinhas Aves na Chapada dos Veadeiros, que será lançado nesta terça-feira (15/12).

A publicação traz histórias, hábitos e apresenta características de 30 aves, destacando algumas ameaçadas de extinção e espécies endêmicas (aquelas que vivem apenas numa determinada região).

Publicado pela NegaLilu Editora, com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o lançamento está programado para as 19h e poderá ser acompanhado pelos canais @negalilu e @negalilueditora no Facebook e Youtube.

Leitores vão saber, que, ameaçado de extinção por causa do desmatamento, o galito, espécie de ave que canta baixinho, investe no contato visual tanto para demarcar território quanto para paquerar.

A seriema tem um canto famoso, que pode ser ouvido a mais de 1km de distância, sempre acompanhado de um gesto só dela — a cabeça reclinada para trás, como se fosse uma longa risada.

Por meio destas histórias, pessoas de todas as idades passam a conhecer aspectos físicos, hábitos e curiosidades de cada animal.

De acordo com Luana, a ideia busca aproximar as pessoas da fauna e da flora do Brasil central. “A minha expectativa é a melhor possível. Esse trabalho foi iniciado em 2014, dentro da faculdade, como trabalho de conclusão de curso de design gráfico pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e, desde então, eu tenho trabalhado muito com o cerrado e visitei a Chapada inúmeras vezes para conhecer esse universo melhor e amadurecer o projeto”, explicou a artista.

Ela também destacou a consultoria editorial dada pela premiada ilustradora e ex-professora da UFG Ciça Fittipaldi.

Veja imagens do álbum:
0

Apostando que o contato divertido e instrutivo provoque empatia e consciência de preservação, uma estratégia utilizada pela autora é convidar leitores e leitoras a ajudar as aves a “voltarem para casa”, encontrando o habitat intacto.

Por isso, o cenário no qual leitores e leitoras poderão colar os adesivos dos pássaros também é destaque no projeto editorial. Da mata densa até o campo limpo, passando pelas veredas, pode-se apreciar a vegetação nativa, como copaíba, pequi, buriti, canela-de-ema, chapéu-de-couro, chuveirinho. Tanto a flora quanto a fauna representadas revelam nomes científico e popular.

A autora construiu o perfil divertido e cientificamente coerente de cada ave, contando com a consultoria técnica da bióloga Vívian Braz. A publicação é bilíngue, composta por um guia de campo, 60 adesivos, cenário ilustrado com quase 2 metros de comprimento, além do envelope em que todas as peças são
guardadas.

A história delas foi traduzida para o inglês pela revisora e tradutora Janaynne Carvalho do Amaral, permitindo acesso ampliado por leitores e leitoras de todo o mundo, que têm curiosidade pela Chapada dos Veadeiros e que visitam com frequência a região de Alto Paraíso e a Vila de São Jorge, bem como o município de Cavalcante e São João d’Aliança.

“Tenho percebido pessoas que tiveram contato com a publicação e já estão enxergando essas aves. A gente traz essas aves mais como um laço afetivo. É muito mais do que espécies. É a preservação de todo o cerrado. Um resgate da valorização. O texto bilíngue vai facilitar o acesso dessas informações para todos os visitantes. Conhecer um pouco sobre as ameaças que esse cenário tem sofrido”, pontuou Luana.

Programe-se

O quê: Álbum de figurinhas: Aves na Chapada dos Veadeiros, de Luana Santa Brígida
Data: 15 de dezembro (terça-feira), às 19h
Trasmissão: @negalilu e @negalilu editora no Facebook e Youtube
Preço: R$ 50
Pontos de venda: O Jardim, Livraria Palavrear e Pomar Livraria, em Goiânia. Também disponível nas lojas virtuais www.negalilu.com.br e www.luanasantabrigida.com (a partir do lançamento).

Últimas notícias