metropoles.com

MEC muda de lugar prova do Enem que seria em unidade do Alub

Exame segue no Guará, mas agora está marcado para o Centro Educacional nº 04. Inep afirma que os 412 envolvidos serão devidamente avisados

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Enem
1 de 1 Enem - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A crise da Rede Alub atingiu estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Ministério da Educação (MEC) divulgou nota, nesta quinta-feira (24/10/2019), na qual avisa da alteração de local das provas que seriam feitas em unidade do colégio do Guará. Agora, os testes, nos dias 3 e 10 de novembro, estão marcados para o Centro Educacional nº 04 do Guará (QE 9, Área Especial D).

O comunicado vem do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), “em virtude da atual situação em que se encontra o Colégio Alub”. “A substituição da unidade de ensino é uma forma de evitar dúvidas e insegurança dos participantes alocados na referida instituição”, afirma a nota.

O Inep assegura que a alteração do local não vai prejudicar os participantes, “uma vez que o Centro Educacional Nº 04 do Guará possui a mesma configuração da instituição substituída”.

São 412 inscritos envolvidos na situação. Eles receberão comunicados por e-mail e telefone. A mudança também estará no Cartão de Confirmação da Inscrição, que se encontra disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem.

Ainda de acordo com a nota, outras unidades do Alub não estavam indicadas como sede das provas do Enem 2019.

Entenda o caso

A Rede Alub está com credenciamento vencido no Conselho de Educação do DF (CEDF) desde o início deste ano. A renovação não ocorreu porque a escola mudou de endereço e passou a oferecer aulas para alunos da pré-escola (crianças de 4 e 5 anos) sem autorização prévia da Secretaria de Educação.

Em vistoria realizada pela pasta, algumas irregularidades foram constatadas: problemas de acessibilidade, organização inadequada de documentos e funcionamento de academia terceirizada com entrada exclusivamente pelas dependências da escola.

Com o indeferimento do recredenciamento, em julho de 2019, o Colégio Alub da Asa Norte não poderia continuar a funcionar e, por lei, deveria ter comunicado aos pais e responsáveis, e providenciado a transferência dos estudantes para outras instituições de ensino credenciadas.

“Por esse motivo, a Proeduc já havia instaurado investigação e requisitado informações à Secretaria de Educação e à mantenedora da rede sobre as providências tomadas para garantir os direitos dos alunos. Também foram requisitadas informações sobre as medidas adotadas pelo DF Legal”, assinalou o MPDFT.

Fechamento de escolas

Devido às notícias recentes sobre a suspensão das atividades de toda a rede, a Proeduc e a Prodecon também requisitaram à Secretaria de Educação e à mantenedora da rede informações sobre as providências tomadas para garantir o cumprimento das normas educacionais e dos direitos do consumidor.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?