metropoles.com

Mateus Ribeiro é o advogado mais jovem a fazer sustentação oral no STF

O defensor brasiliense, de 18 anos, propôs uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra uma lei de 2005 do Rio Grande do Sul

atualizado

Compartilhar notícia

TV Justiça/Reprodução
Mateus de Lima Costa Ribeiro
1 de 1 Mateus de Lima Costa Ribeiro - Foto: TV Justiça/Reprodução

Após alcançar a façanha de se tornar o advogado mais jovem do Brasil, aos 18 anos, também é de Mateus de Lima Costa Ribeiro a proeza de ser o profissional com menos idade a fazer uma sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF). O brasiliense defendeu, nessa quinta-feira (8/11), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 3559, movida pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), que questiona uma lei estadual do Rio Grande do Sul (nº 12.258/2008) sobre a prática de revistas íntimas nos funcionários pelas empresas.

“Falei por 15 minutos e argumentei que a lei era inconstitucional porque somente a União pode legislar em matéria de relações trabalhistas”, explica Mateus.

O placar terminou empatado em quatro a quatro, até que o ministro Dias Toffoli, relator da ação e presidente da Casa, pediu vistas. “Minha sustentação foi bastante elogiada e isso me deixou muito satisfeito”, comemora o jovem advogado.

Os argumentos dele foram acolhidos pelos votos dos ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Marco Aurélio Mello e Rosa Weber. Os votos contra foram de Luiz Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Luiz Fux e Celso de Mello. Gilmar Mendes e Cármen Lúcia não compareceram à sessão.

Prodígio
Aos 11 anos, Mateus recebeu convite para estudar no Center for Talented Youth (Centro de Jovens Talentos) da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em 2014, ganhou o prêmio anual de conquista acadêmica do programa International Talent Search, na renomada Universidade de Yale, em Connecticut, também nos EUA, por estar entre os 10% dos melhores alunos do programa para superdotados do Center for Talented Youth.

No Distrito Federal, ele integrou um programa da UnB destinado a alunos superdotados. Também estudou e frequentou o colégio Galois e a American School of Brasília.

Brasiliense, filho de advogados e professores, Mateus começou a cursar direito na UnB aos 14 anos e, antes mesmo de se formar, foi aprovado no XXV Exame da Ordem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?