metropoles.com

Lula x Bolsonaro: brasilienses lotam bares do DF em apuração de votos

Eleitores de Lula e de Bolsonaro ocuparam diversos bares do DF para acompanhar a apuração dos votos nas eleições presidenciais

atualizado

Compartilhar notícia

Matheus Veloso/ Metrópoles
Apoiadores dos candidatos à Presidência, Lula e Bolsonaro, se reúnem em bares de Brasília para acompanhar a apuração dos votos. Jovens fazem o L com a mão enquanto outro trajam verde e amarelo - Metrópoles
1 de 1 Apoiadores dos candidatos à Presidência, Lula e Bolsonaro, se reúnem em bares de Brasília para acompanhar a apuração dos votos. Jovens fazem o L com a mão enquanto outro trajam verde e amarelo - Metrópoles - Foto: Matheus Veloso/ Metrópoles

Em clima de festa e comemoração, brasilienses apoiadores dos presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL) se reuniram, no final da tarde deste domingo (30/10), em bares do Distrito Federal para acompanhar a apuração dos votos do segundo turno nas eleições presidenciais de 2022.

Na Asa Sul, os eleitores do candidato à reeleição Bolsonaro marcaram encontro no bar Versão Brasileira, na 204 sul. Eles vestiam camisetas nas cores verde e amarela e, alguns, até usavam adereços como a bandeira do Brasil.

Usando as cores da bandeira do Brasil, o advogada Dyonny Oliveira, 48 anos, estava na companhia da esposa Eliane Brandão e de amigos. “A gente resolveu passar aqui no bar primeiro e depois vamos para a Esplanada dos Ministérios acompanhar o resultado. Tá todo mundo na expectativa, naquele clima de Copa, se divertindo, mas respeitando o adversário. Nada de violência por aqui, apenas exercendo a democracia”, contou ao Metrópoles.

7 imagens
Apoiadores de Lula acompanham apuração de votos em bar do DF
Homem veste bandeira do Brasil em apoio à Bolsonaro
Brasilienses fazem gesto de apoio à Lula
Apoiador de Bolsonaro veste verde e amarelo enquanto espera apuração das eleições
Brasilienses se manifestam à favor de Lula
1 de 7

Apoiadores de Bolsonaro acompanham apuração de votos em bar do DF

Matheus Veloso/ Metrópoles
2 de 7

Apoiadores de Lula acompanham apuração de votos em bar do DF

Matheus Veloso/ Metrópoles
3 de 7

Homem veste bandeira do Brasil em apoio à Bolsonaro

Matheus Veloso/ Metrópoles
4 de 7

Brasilienses fazem gesto de apoio à Lula

Matheus Veloso/ Metrópoles
5 de 7

Apoiador de Bolsonaro veste verde e amarelo enquanto espera apuração das eleições

Matheus Veloso/ Metrópoles
6 de 7

Brasilienses se manifestam à favor de Lula

Matheus Veloso/ Metrópoles
7 de 7

Bandeiras pró-Lula são estendidas na área externa de bar do DF

Matheus Veloso/ Metrópoles

Na área central de Brasília, apoiadores de Lula estavam reunidos no Birosca, bar localizado dentro do Conic. O estabelecimento instalou um telão para que os clientes pudessem acompanhar a apuração dos votos.

O estudante Udi Lyncon, 30 anos, estava na companhia de amigos, todos vestidos na cor vermelha e com bandeiras do Partido dos Trabalhadores. No primeiro turno, ele e os amigos tiveram receio de ir às ruas ver a apuração, mas se sentiram mais engajados nesta segunda etapa.

“A gente está se manifestando para não nos perdermos. A expectativa em relação ao resultado está alta. Engraçado que ninguém combinou de vir caracterizado da mesma maneira, o que acabou sendo um problema para nós nessa eleição, pois fomos acusados de boca de urna em uma zona eleitoral mais cedo”, relata Udi.

No Sudoeste, alguns apoiadores de Bolsonaro marcaram presença no Abençoado Bar e Restaurante. Quem esteve no local com amigas foi a professora de judô Sandra Regina Feitosa, 57 anos.

O grupo, assim como outros frequentadores do local, vestia camisetas do Brasil e estava bastante ansioso com o resultado. “Não aguentamos ficar assistindo a apuração em casa, o clima é de tensão pelo futuro do país. Aí resolvemos vir para esse bar com algumas bandeiras também para dar sorte”, comentou a professora de judô.

Asa Norte

O bar do Pardim, na 405 norte, mobilizou muitos eleitores de Lula que estavam ansiosos com o resultado da eleição. Por conta da grande aglomeração na quadra, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) precisou interditar a passagem de veículos no local e os apoiadores ocuparam a rua principal.

A estudante de psicologia Gabriela Guedes, 22 anos, decidiu ir para a Asa Norte, pois queria acompanhar o resultado ao lado de pessoas que também apoiam o mesmo candidato que ela. “Apesar de estar muito nervosa, eu já estou cantando vitória. O clima aqui é só festa, parece muito que o Brasil ganhou um hexa, só que na política”, diz Gabriela.

Bastante emocionada e ansiosa para o anúncio do resultado, a servidora pública Mônica Negrão, 44 anos, estava com familiares e amigos. “Acho que as eleições permitem a gente pensar em uma reconstrução do país. Todo mundo aqui está bastante animado, temos a convicção de vitória do nosso candidato”, conta.

Durante a apuração dos votos, os apoiadores também soltaram fogos de artifício na rua e trouxeram tambores. Para o professor Bernardo Borsato, 35 anos, é um momento de celebrar a democracia.

“É muita emoção saber que finalmente acabou esse período eleitoral. Estamos aqui celebrando em meio à pluralidade com a família e amigos”, comenta Bernardo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?