Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Lixo, entulho e até bichos mortos são retirados das margens de rodovia

Ação conjunta do SLU com a administração regional recolheu resíduos descartados irregularmente às margens da BR-070, em Ceilândia

11/11/2025 16:23
Compartilhar notícia
Administração Regional de Ceilândia
Lixo, entulho e até bichos mortos são retirados das margens de rodovia

Mais de 45 toneladas de lixo e entulho foram retiradas das margens da BR-070, próximo a Ceilândia, no Distrito Federal, na manhã desta terça-feira (11/11).

Realizada pela Administração Regional de Ceilândia e pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a iniciativa focou no recolhimento de resíduos, como restos de materiais de construção, móveis velhos e, inclusive, animais mortos, descartados irregularmente e que vinham atrapalhando a drenagem de água pluvial.

Lixo, entulho e até bichos mortos são retirados das margens de rodovia - destaque galeria
2 imagens
Animais mortos, móveis velhos e restos de materiais de construção estavam entre os itens recolhidos
Na açao, cerca de 45 toneladas de lixo foram recolhidos
1 de 2

Na açao, cerca de 45 toneladas de lixo foram recolhidos

Administração Regional de Ceilândia
Animais mortos, móveis velhos e restos de materiais de construção estavam entre os itens recolhidos
2 de 2

Animais mortos, móveis velhos e restos de materiais de construção estavam entre os itens recolhidos

Administração Regional de Ceilândia

“A retirada desse lixo ajuda a eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue. Contamos com o apoio da comunidade para não descartar resíduos nesses locais”, disse o administrador da região, Dilson Resende.

Pessoas que moram perto do ponto atendido pelo mutirão comentaram sobre o impacto do recolhimento dos resíduos descartados irregularmente.

João Ferreira Neto de Castro, de 52 anos, vive há cerca de dez anos próximo à BR-070, disse que “via muito lixo jogado por aqui, até bicho morto”. “Agora o espaço está limpo e dá até mais segurança para quem passa. Espero que o pessoal colabore e não volte a sujar.”

O descarte irregular de lixo é proibido, e quem o fizer pode ser penalizado com multas.

Caso veja alguém descartando em pontos de descarte clandestino, acione o Governo do Distrito Federal (GDF) pelos canais oficiais, como a Central, por meio do número 162, o Participa DF, ou pelo site da Ouvidoria-Geral do Distrito Federal.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters