metropoles.com

Leão Dengo ganhará casa nova de 140 metros no Zoo de Brasília

Os recursos para a construção, no total aproximado de R$ 80 mil, foram levantados por meio de parcerias e de uma emenda parlamentar, informa a administração do zoológico.

atualizado

Compartilhar notícia

Dênio Simões/Agência Brasília
Dênio Simões/Agência Brasília
1 de 1 Dênio Simões/Agência Brasília - Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Uma das figuras mais famosas do Jardim Zoológico de Brasília, o leão Dengo poderá correr com mais liberdade em breve. O felino, que mora no Distrito Federal desde 2011, ganhará uma nova casa, de 140 metros quadrados. Os recursos para a construção, no total aproximado de R$ 80 mil,  foram levantados por meio de parcerias e de uma emenda parlamentar, informa a administração do Zoo.

Com idade avançada – quase 16 anos –, o animal inspira cuidados e precisa se exercitar. As novas instalações contarão com diferentes níveis de inclinações — altas e baixas — para que Dengo possa correr. A área onde ficará a nova moradia também será mais arejada e com vista para o horizonte. Assim como no espaço em que vive atualmente, de 77 metros quadrados, Dengo terá tanque de água e locais de sombra e sol.

O leão permanecerá fazendo uma série de atividades para ser estimulado cognitiva e sensorialmente. Na última vez, recebeu uma caixa lacrada com feno e orégano, o que o fez caminhar mais do que o normal e aguçar o olfato.

Estado de saúde
Quando chegou ao zoológico de Brasília, Dengo, que tem aids felina, apresentava problemas de desenvolvimento corporal causados por má alimentação e por falta de qualidade no confinamento anterior em um circo. As condições o impedem de ficar em exposição com outros animais da mesma espécie.

O leão chegou com escore corporal abaixo de 2 — avaliação das reservas corporais que reflete o quanto ele está magro ou gordo. O normal, segundo o biólogo Filipe Carneiro Reis, diretor do Núcleo de Mamíferos do zoo, é acima de 2,5. Hoje, o nível de Dengo está entre 2,5 e 3. “A gente dá o nosso melhor pelo animal. Perceber essa melhora é muito gratificante.”

Com informações da Agência Brasília

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?