metropoles.com

TJDFT: GDF terá um ano para refazer licitação de transporte coletivo

Decisão da 3ª Turma Cível rejeitou argumentação do Executivo local e afastou três empresas que atualmente fornecem ônibus

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
DF na Real – onibus
1 de 1 DF na Real – onibus - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) referendou, nesta quarta-feira (28/11), a decisão de anular a concorrência pública do sistema de ônibus do governo local. Por sentença proferida pela 3ª Turma Cível, os desembargadores rejeitaram a argumentação do Governo do Distrito Federal (GDF) e determinaram que uma nova licitação seja feita no prazo máximo de um ano.

Como a decisão é de segunda instância, só cabe recurso em instâncias superiores. A concorrência pública foi realizada em 2011, durante a gestão Agnelo Queiroz (PT).

A decisão não foi unânime na Turma e chegou a ser adiada em seis oportunidades diferentes. Em setembro, o desembargador Flávio Rostirola decidiu pedir mais tempo para apresentar o seu voto – o último do julgamento.

À época, o magistrado argumentou que a anulação imediata dos contratos afetaria um “sistema muito complexo” e poderia ocasionar demissão em massa de 12 mil trabalhadores do transporte público local.

Uma ação popular iniciada em 2013 denunciou a suposta criação de um cartel formado pelas empresas Piracicabana e Viação Pioneira, ambas finalistas de etapas da licitação. Também é alvo a Auto Viação Marechal.

A iniciativa foi liderada pela distrital Celina Leão (PP), uma das vozes contrárias à licitação dos transportes desde o governo petista. A deputada federal eleita comemorou o resultado: “Tentamos denunciar tudo isso na Câmara Legislativa, mas nada foi feito. O jeito foi buscar no Judiciário o que sempre alertamos”, declarou a parlamentar ao Metrópoles.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa das empresas de ônibus disse que as companhias não se manifestariam.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?