metropoles.com

Presidente da CLDF: reajuste das passagens é “derrota da população”

Deputado Joe Valle estudará se a Câmara Legislativa recorrerá da decisão do TJDFT, que permitiu ao GDF aumentar tarifa de ônibus

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
joe valle
1 de 1 joe valle - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), classificou de “derrota da população” a decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) que derrubou o decreto legislativo responsável por sustar os aumentos das passagens do transporte público. O Conselho Especial da Corte acatou, nesta terça-feira (24/1), por 15 votos a 6, o pedido do GDF e permitiu os reajustes de até 25% nas tarifas de ônibus e metrô.

Para Joe, a disputa entre Executivo e Legislativo, que acabou com a derrota da Casa parlamentar, só prejudicou ao trabalhador, que terá que pagar na tarifa mais cara R$ 5. “No fim das contas, a decisão da Justiça foi ruim para a população”, afirmou o distrital. “O Tribunal de Justiça derrubou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) e o governo derrubou a população.”

O deputado disse ainda que a Câmara vai estudar se recorre ou não da decisão, por não ter havido unanimidade nos votos dos desembargadores.

MP
Por outro lado, um dos responsáveis pela elaboração do PDL, o distrital Wasny de Roure (PT) acredita que seja possível encontrar recursos que permitam ao GDF manter as passagens com o preço antigo.

“É necessário, agora, que a Promotoria de Direto do Consumido do Ministério Público seja provocada. O próprio MP já se manifestou no sentido de que há irregularidades na forma como foi dado o reajuste. O que foi julgado, neste momento, foi apenas a constitucionalidade da matéria. Vamos esperar pela decisão sobre a legalidade do decreto do governador”, declarou Wasny.

a retomada dos valores antigos das passagens dependerá da atuação de organismos sociais e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Instrumento legal
Um servidor que participou do grupo de trabalho responsável pela elaboração do PDL disse que outros técnicos alertaram os parlamentares, antes da votação, sobre a possibilidade de o decreto legislativo ser derrubado por inconstitucionalidade. Para o servidor, que não quis se identificar, “os distritais tiveram boa intenção, mas o instrumento legal não foi o adequado”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?