Justiça Eleitoral cobra de Ibaneis retificação das contas de campanha

O futuro governador foi notificado nesta segunda-feira (19/11). Entre os pontos elencados, há erros com extrato e notas fiscais apresentadas

Hugo Barreto/MetrópolesHugo Barreto/Metrópoles

atualizado 20/11/2018 7:06

O governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), terá três dias, a partir da noite desta segunda-feira (19/11), para apresentar correções dos erros encontrados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) na prestação de contas de sua campanha.

Em diligência realizada nesta segunda, o emedebista foi comunicado sobre a decisão da Corte. O relator do caso é o desembargador eleitoral Erich Endrillo Santos Simas.

“A princípio, verificamos que, ao realizar a prestação de contas final, foram juntados diversos documentos comprobatórios de diferentes despesas (notas fiscais e/ou recibos) aos seus pagamentos, realizados por meio de uma única transferência/cheque, sem identificar alguns dos
documentos que as comprovam”, registra parte do documento ao qual o Metrópoles teve acesso.

De acordo com análise preliminar, houve ainda problemas com a apresentação de extratos da conta de campanha do próximo chefe do Executivo local. Segundo o texto, o documento está desatualizado. Além disso, aponta o TRE-DF, “o candidato eleito recebeu doações financeiras de partido, advindas de outros recursos, sem a indicação dos doadores originários”.

A Justiça Eleitoral orienta, ainda, que a campanha do futuro titular do Palácio do Buriti faça as alterações na prestação de contas e junte ao processo os documentos por meio do sistema eletrônico da Corte.

De acordo com a legislação eleitoral vigente, as contas do emedebista devem ser julgadas até 15 de dezembro. Esse é o prazo para o processo de todos que lograram êxito nas urnas ser julgado pela Justiça Eleitoral.

Procurado, o governador eleito Ibaneis Rocha não havia retornado o contato da reportagem até a última atualização deste texto.

Veja o documento:

Diligência – Ibaneis – Governador- Eleições 2018 by Metropoles on Scribd

Últimas notícias