metropoles.com

Justiça determina que Secretaria de Saúde forneça “pílula do câncer” a idosa

Pasta diz que não pode comprar medicamentos que não tenham registro na Anvisa e que não sejam reconhecidos

atualizado

Compartilhar notícia

Agência Brasil/EBC
Substância Fosfoetanolamina
1 de 1 Substância Fosfoetanolamina - Foto: Agência Brasil/EBC

Uma idosa de 80 anos do Distrito Federal conseguiu na Justiça a garantia de fornecimento da fosfoetanolamina sintética, mais conhecida como a “pílula do câncer”, fabricada pela Universidade de São Paulo (USP) que promete auxiliar no tratamento da doença. A substância deveria ser entregue nesta quarta-feira (6/1), mas não foi. Segundo a Secretaria de Saúde, o órgão não pode fazer a compra de um produto que não tenha registro oficial na Anvisa.

Segundo reportagem do G1, a sentença determina que o governo do DF deveria fornecer o medicamento à idosa, diagnosticada com câncer de fígado há dois anos, em até cinco dias úteis, por tempo indeterminado até decisão definitiva da Justiça, contando a partir do dia 28 de dezembro, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

Questionada pela reportagem sobre a diferença de procedimento em relação a outros produtos comprados pelo GDF antes da regulamentação no Brasil, como o canabidiol, a Secretaria de Saúde explicou que essa substância já era comercializada fora do país, ao contrário da fosfoetanolamida, que não é reconhecida em nenhuma parte do mundo.

Ainda de acordo com a reportagem,o  advogado da idosa, Robinson Filho, disse que acionou a Secretaria de Saúde do DF e não a USP porque “o Estado, segundo a Constituição Federal, possui a obrigação de zelar pela saúde dos cidadãos e não a Universidade de São Paulo.”

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?