metropoles.com

Justiça autoriza trabalho externo de Luiz Estevão

Empresário, que migra do regime fechado para o semiaberto, dará expediente em imobiliária durante o dia

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Luiz Estevão chega para prestar depoimento na justiça – Brasília(DF), 01/02/2017
1 de 1 Luiz Estevão chega para prestar depoimento na justiça – Brasília(DF), 01/02/2017 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A Vara de Execuções Penais (VEP) autorizou o início do trabalho externo do ex-senador Luiz Estevão. O empresário poderá deixar o Complexo Penitenciário da Papuda durante o dia para dar expediente em uma imobiliária no Plano Piloto. À noite, voltará ao presídio. A decisão foi assinada pelo juiz substituto Vinícius Santos Silva na sexta-feira (12/4).

O magistrado ainda negou pedido do Ministério Público sobre a realização de inspeção na sede da imobiliária que contratou Estevão para que “se verificasse a existência de movimentação financeira”, segundo consta no questionamento do MP. De acordo com o juiz, foi atestada a “compatibilidade entre a estrutura física apresentada e a atividade comercial desenvolvida pela empresa”.

A autorização de trabalho externo de Luiz Estevão estava prevista desde 1° de março, quando a Justiça permitiu a migração do regime fechado para o semiaberto. Na avaliação da juíza titular da VEP, Leila Cury, o empresário atende aos requisitos exigidos para a progressão: cumpriu mais de um sexto da pena total imposta, considerando-se os dias trabalhados e estudados, e não responde por faltas disciplinares graves.

O ex-senador hoje cumpre pena na Penitenciária do Distrito Federal (PDF 1). Com a mudança para o semiaberto, será transferido para o Centro de Detenção Provisória (CDP).

Luiz Estevão foi condenado a 26 anos pelos crimes de peculato, estelionato e corrupção ativa em razão do desvio de recursos referentes à construção do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?