metropoles.com

Juliano Costa Couto vence eleição na OAB-DF

Integrante da chapa Somos Mais Ordem derrotou os rivais em dia marcado por tumultos no trânsito e no principal local de votação

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Debate Candidatos OAB DF  – Brasília – DF 22/10/2015
1 de 1 Debate Candidatos OAB DF – Brasília – DF 22/10/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Juliano Costa Couto é o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Distrito Federal (OAB-DF). Com 8.511 votos, o integrante da chapa Somos Mais Ordem — apoiada pelo atual presidente da entidade, Ibaneis Rocha — derrotou Délio Lins e Silva (OAB Pró-Advogado), que teve 5.380 indicações; e Paulo Roque (OAB Independente), com 3.593. Houve 482 votos em branco e 513 nulos. O mandato começa em 1° de janeiro e é válido por 3 anos.

Antes mesmo de anunciado o resultado oficial, Juliano e correligionários foram comemorar a vitória no restaurante Mangai. Em entrevista ao Metrópoles, ele disse estar “realizado”. “Vou representar a advocacia do DF com muito trabalho, conquistas e avanços.”

Em uma campanha marcada por diversos incidentes — incluindo ações difamatórias que foram parar na polícia e troca de agressões entre integrantes de chapas rivais —, o dia de votação manteve o tom.

A segunda-feira (16/11) foi marcada por grande congestionamento, devido à escolha do principal local de votação, subdimensionado para os cerca de 30 mil advogados que têm a obrigação de comparecer às urnas, e pela confusão no acesso ao Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), no Setor de Clubes Sul. Após o fechamento dos portões, advogados forçaram a entrada, mas nem todos conseguiram votar.

Perfil
Filho do conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do DF Ronaldo Costa Couto, Juliano é mineiro e tem 40 anos, 18 deles como advogado. Casado, tem um filho de 19, estudante de direito, e uma filha de 3. Ele se formou pela UDF, em Brasília, em 1997. Tempos depois, abriu o próprio escritório, onde trabalha até hoje, atuando em diversas áreas, mas com ênfase no segmento civil.

No âmbito acadêmico, Juliano Costa Couto tem pós-graduação em processo civil e mestrado em direito constitucional pelo Instituto de Direito Público (IDP). Além disso, é professor universitário desde 2000.
Sua participação mais efetiva na OAB começou em 2007, quando se tornou conselheiro da entidade, até 2009.

Em 2013, foi eleito secretário-geral adjunto da ordem, cargo mantido até este ano. No mesmo período, fez parte da Comissão de Honorários.

Entre as ações desenvolvidas na última gestão, o advogado destaca a diminuição da anuidade da OAB-DF, que passou de R$ 774 pars R$ 600, com valor reduzido para jovens recém-formados.

Para o mandato que assume, as principais propostas de Costa Couto estão ligadas ao combate às violações de prerrogativas dos advogados, a programas de incentivo a jovens em início de carreira, à defesa de maior participação das mulheres em cargos relevantes na Ordem e a maior autonomia das subseções da entidade no DF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?