Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Justiça

Desembargador Mário Machado toma posse na presidência do TJDFT

O magistrado, investigado pelo CNJ por supostamente ter favorecido o filho de um colega, substitui Getúlio Moraes em mandato que tem duração de dois anos

22/04/2016 18:20, atualizado 22/04/2016 20:32
Compartilhar notícia
Michael Melo/Metrópoles
Desembargador Mário Machado toma posse na presidência do TJDFT

Alvo de um procedimento interno do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por suspeita de ter favorecido o filho de um colega magistrado, o desembargador Mário Machado Vieira Netto tomou  posse na presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) na noite desta sexta-feira (22/4). O mandato é de dois anos.

Machado assume o cargo no lugar de Getúlio Moraes. No discurso, ele destacou o foco de sua administração: “Nos empenharemos em cumprir as metas do Conselho Nacional de Justiça, entre elas, a de priorizar os julgamentos de processos de improbidade administrativa e de crimes contra administração pública”, afirmou.

O magistrado, entretanto, não citou o procedimento de Pedido de Providências do CNJ que investiga possíveis irregularidades na transferência do servidor Pedro Ivo Mendes Gonzaga Neiva do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). Pedro Ivo não ficou sequer uma semana no TRE-DF e foi cedido ao TJDFT, onde seu pai, o desembargador Romeo Gonzaga Neiva, atuava, até esta sexta (22), como corregedor-geral de Justiça.

Autoridades
Rodrigo Rollemberg (PSB) prestigiou a posse do novo chefe do Judiciário do DF. Além do governador, os deputados distritais Chico Leite (Rede), Celina Leão (PPS) e Raimundo Ribeiro (PPS); o reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Camargo; a secretária de Planejamento Orçamento e Gestão, Leany Lemos; o secretário de Educação, Júlio Gregório, prestigiaram a cerimônia. O presidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto, também esteve na Sala de Sessões Plenárias, onde ocorreu o evento.

Michael Melo/Metrópoles
A cerimônia ocorreu na Sala de Sessões Plenárias da Corte

Em seu discurso de posse, Mário Machado falou ainda sobre o momento difícil pelo qual passa o país e afirmou que, em tempos de restrição financeira, serão impostas ações de austeridade e criatividade. “A missão deste tribunal é proporcionar o acesso à Justiça e à resolução dos conflitos. Precisamos proporcionar instrumentos modernos que possibilitam a conciliação. Nosso compromisso é com a agilidade, aumento da produtividade dos processos judiciais e administrativos eletrônicos”, afirmou.

Toda a administração superior da Corte tomou posse nesta sexta. O desembargador Humberto Adjuto Ulhôa foi empossado como 1º vice-presidente; o desembargador José Jacinto Costa Carvalho, como 2º vice-presidente; e o desembargador José Cruz Macedo ocupará a vaga de corregedor da Justiça.
O desembargador Mário Machado Vieira Netto será o 34º Presidente do TJDFT. Carioca, ele se formou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1971. Atuou como advogado, foi assessor especializado do Ipea e Procurador da República no Ministério Público Federal. Já no TJDFT, tomou posse como juiz em 1986 e é desembargador desde 1997.