metropoles.com

Justiça do DF condena Facebook a indenizar homem que teve WhatsApp clonado

Criminosos usaram dados do usuário para mandar mensagens para pessoas e aplicar diversos golpes. A sentença é de R$ 1,5 mil por danos morais

atualizado

Compartilhar notícia

Anton/Pexels
Pessoa segurando celular com WhatsApp aberto - Metrópoles
1 de 1 Pessoa segurando celular com WhatsApp aberto - Metrópoles - Foto: Anton/Pexels

A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal condenou o Facebook a pagar indenização para um homem que teve o WhatsApp fraudado para aplicação de golpes. A sentença é de R$ 1,5 mil por danos morais.

A decisão foi divulgada na terça-feira (4/4). De acordo com a sentença, em posse da identidade da vítima, os criminosos mandaram mensagens para todo o Brasil em agosto de 2021. Os estelionatários ofereciam cartões de créditos a diversas pessoas com finalidade de obter vantagem ilícita.

Segundo o relator, “restou configurada a falha na prestação dos serviços, uma vez que constatada a fragilidade da segurança da empresa que, no caso, possibilitou a ação de terceiro que utilizou o aplicativo vinculado ao número telefônico da parte autora para enviar mensagens falsas em massa para números de todo o Brasil (…)”.

Por fim, o colegiado considerou o fato de o homem utilizar o celular para trabalho e que a inutilização do aparelho reforçou a incidência de danos morais. Além disso, os magistrados consideraram que o descuido com os dados do usuário causou prejuízo à imagem e à honra dele.

A reportagem procurou a Meta, empresa responsável pelo WhatsApp e pelo Facebook. O espaço segue aberto para possíveis posicionamentos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?