metropoles.com

Irregular: prédio que desabou no DF não tinha Habite-se e alvará

Estrutura ruiu parcialmente nesta quinta-feira e deixou mais de 50 moradores desabrigados

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/CBMDF
Prédio desaba em Taguatinga
1 de 1 Prédio desaba em Taguatinga - Foto: Reprodução/CBMDF

O prédio que desabou nesta quinta-feira (6/1) em Taguatinga Sul não tinha alvará de construção ou carta de Habite-se, portanto, é irregular. A informação foi confirmada ao Metrópoles pelo Governo do Distrito Federal.

Ainda segundo o GDF, a obra não foi autorizada pela Central de Aprovação de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e sequer houve solicitação de licenciamento para o projeto.

Veja como era e como ficou o prédio que desabou parcialmente no DF

“Morreu a esperança da gente”, afirma moradora de prédio que desabou

Já a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) informou que o único registro encontrado de ações fiscais no local trata-se de uma notificação por descarte irregular de resíduos.

Rachaduras

A Defesa Civil, responsável pela prevenção de desastres no DF, informou que após acionada na manhã desta quinta constatou rachaduras e deformação de pilares na edificação que veio a desabar. Durante a tarde, o órgão, em conjunto com o CBMDF, diminuiu o peso do prédio, esvaziando caixas d’água, o que aliviou o peso em 15 toneladas.

No entanto, segundo a Defesa Civil, esta é uma medida paliativa e a pasta vai continuar monitorando o local. Os prédios vizinhos também foram esvaziados.A subsecretaria vai aguardar a acomodação da estrutura por 72 horas e, após esse prazo, solicitar o escoramento da estrutura remanescente.

Veja o prédio antes de desabar:

0

Veja o prédio após o desabamento:

0
Desabamento

Cerca de 50 moradores foram retirados às pressas do prédio usado para moradia e comércio pouco antes da estrutura desabar. A evacuação foi feita pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), que foi chamado pelos próprios residentes.

O pedido de socorro foi motivado pelo aumento nas rachaduras do prédio. Durante a evacuação, os inquilinos conseguiram retirar apenas bens menores dos apartamentos.

Após a evacuação, na manhã desta quinta-feira, os pilares do pilotis do edifício vieram abaixo “em bloco”. Segundo o CBMDF, três dos cinco pavimentos se mantêm íntegros, mas a situação “é crítica” e “pode acontecer qualquer outro desabamento nos próximos minutos ou horas”. Não há confirmação de vítimas.

Veja o momento em que o prédio desaba:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações