IPEDF inicia pesquisa para identificar demandas do mercado de trabalho

Levantamento do instituto de pesquisa visa apresentar as necessidades dos profissionais e das empresas do Distrito Federal

atualizado 15/03/2023 13:56

Inserção no mercado de trabalho Christina Wocintechchat/Unsplash

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) lançará, às 14h30, desta quarta-feira (15/3), a Pesquisa Distrital por Amostra de Empresas (PDAE) 2023. Após concluído, o levantamento apresentará as necessidades da mão de obra e do mercado de trabalho da capital do país.

O questionário será aplicado presencialmente, em 1,6 mil empresas da capital federal. A expectativa é de que, a partir do mapeamento, seja possível alinhar políticas de capacitação com as demandas de habilidades por parte das empresas.

“O objetivo da pesquisa é ouvir o empresário. Ir atrás da das empresas pra tentar identificar alguns desafios encontrados por ele com acerca da capacitação profissional dos trabalhadores”, explica Clarissa Schlabitz, diretora de Estatística e Pesquisas Socioeconômicas do IPEDF.

Para a pesquisadora, outro foco do estudo será identificar os principais desafios na hora da contratação e de verificação do desempenho dos trabalhadores nas empresas.

A previsão é de que a coleta das informações ocorra durante seis meses, em entrevistas de oito a 15 minutos, a depender da dimensão da empresa.

Entrevistas com chefes do setor de recursos humanos, gerentes e donos das empresas ajudarão, ainda, a avaliar profissões potencialmente em falta no mercado de trabalho do DF, segundo os pesquisadores.

No entanto, perguntas sobre faturamento, impostos, dados bancários da empresa e informações pessoais dos participantes não farão parte dos questionamentos.

As informações coletadas serão tratadas com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e os resultados, sem identificação das empresas, publicados para avanço nas discussões sobre o tema.

Mais lidas
Últimas notícias