metropoles.com

Inspirado no MTST, deputado propõe programa de alimentação gratuita para vulneráveis

Programa Cozinha Solidária Distrital, sugerido pelo deputado Max Maciel, é inspirado em projeto de Boulos e ação do MTST

atualizado

Compartilhar notícia

MTST/Divulgação
MTST
1 de 1 MTST - Foto: MTST/Divulgação

O deputado Max Maciel (PSol) apresentou um projeto de lei para instituir o Programa Cozinha Solidária Distrital, inspirado em uma ação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e em proposta do deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP). O texto tem objetivo de garantir alimentação gratuita à população em vulnerabilidade na capital federal.

O projeto de lei visa fortalecer as Cozinhas Solidárias do movimento, transformando em uma política pública de segurança alimentar, voltada para a distribuição de comidas aos socialmente vulneráveis e à população em situação de rua. A viabilização da proposta seria feita por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social, que poderia firmar parceria com a União, estados, municípios, associações públicas e organizações da sociedade civil.

“Os recursos financeiros repassados às entidades para custeio do programa, conforme disposto em regulamento do Poder Executivo, serão destinados ao número de refeições ofertadas e poderão ser utilizados para a cobertura de despesas de custeio, manutenção e de pequenos investimentos, que concorram para a garantia do funcionamento e melhoria da infraestrutura física dos estabelecimentos”, traz a justificativa do projeto.

Max Maciel propõe, ainda, que as refeições distribuídas levem em consideração o combate à insegurança alimentar e nutricional, “fornecendo uma base nutricional alta e respeitando a cultura alimentícia regional”.

“Além disso, sugere-se a integração das Cozinhas Solidárias ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e ao Programa Cozinha Solidária, estabelecidos pela Lei Federal nº 14.628, de 20 de julho de 2023. Essa sinergia permitirá o estímulo à agricultura familiar e à economia solidária, viabilizando a compra direta de produtos alimentícios provenientes de agricultores familiares e suas organizações.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?