metropoles.com

Inscrições para o Senac-DF têm bolsas integrais e descontos de até 50%

Inscrições começaram nesta terça e seguem até 7 de dezembro. São 21.812 vagas em 210 cursos técnicos, livres, de graduação e pós-graduação

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Senac-DF
1 de 1 Senac-DF - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF) lançou, nesta terça-feira (11/11), a campanha Vem Ser Senac, e  abriu inscrições para 21.812 vagas em 210 cursos técnicos, livres, de graduação e de pós-graduação, com início em 2026.

As inscrições começaram nesta terça e seguem até 7 de dezembro. Para se matricular é necessário entrar no site do Senac ou comparecer a uma das unidades do Senac-DF distribuídas por diversas regiões do DF, além da Central de Matrículas na Rodoviária do Plano Piloto.

Inscrições para o Senac-DF têm bolsas integrais e descontos de até 50% - destaque galeria
5 imagens
Diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa
Senac Miguel Setembrino
Ricardo Evangelista, 19 anos
 Presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire
José Aparecido Freire
1 de 5

José Aparecido Freire

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa
2 de 5

Diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Senac Miguel Setembrino
3 de 5

Senac Miguel Setembrino

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Ricardo Evangelista, 19 anos
4 de 5

Ricardo Evangelista, 19 anos

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
 Presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire
5 de 5

Presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

A instituição de educação profissional voltada para os setores de comércio de bens, serviços e turismo faz parte do Sistema S e irá oferecer 5.415 bolsas de estudo integrais para cursos livres e técnicos, sendo 1.958 delas já no primeiro trimestre do ano que vem.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF e do Conselho Regional do Senac-DF, José Aparecido Freire, ressaltou a qualidade e o caráter acessível dos cursos.

“É o maior número de vagas que vamos oferecer. A formação profissional acessível, de qualidade e voltada para o mercado de trabalho, é um dos diferenciais dos nossos cursos. Dois terços dessas vagas são de gratuidade”, afirmou José Aparecido Freire.

As 21.812 oportunidades estão distribuídas da seguinte maneira:

  • 564 vagas para graduação
  • 224 vagas para pós-graduação
  • 4.930 vagas para cursos técnicos
  • 16.094 vagas para cursos livres

Neste novo ciclo, o Senac-DF amplia sua grade com 27 novos cursos para a educação profissional, acompanhando as tendências e demandas do mercado de trabalho.

Entre as novidades, estão: programação python e python II; fotografia de gastronomia; fotografia com uso de drone; gerenciamento de salões de beleza; construção de carreira para profissionais de beleza; e técnico em saúde bucal.

As vagas estão distribuídas em diversos segmentos, entre eles: gastronomia, beleza e autocuidado, moda, costura, saúde, economia criativa, tecnologia e games, turismo, entre outros.

O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, destacou que a abertura de novas turmas com bolsas integrais reflete o compromisso da instituição com o desenvolvimento profissional da população do Distrito Federal.

A ampla variedade de cursos permite que cada pessoa encontre uma formação alinhada aos seus interesses pessoais e objetivos profissionais.

“A importância da educação profissional, que é qualificar as pessoas para o mercado de trabalho, seja para o primeiro emprego ou para requalificar, é fundamental para o desenvolvimento da cidade”, disse.

“O objetivo é que as pessoas possam se formar para uma profissão, ter uma nova habilidade e estudando perto de onde moram. Isso gera renda, emprego e oportunidades”, salientou Vitor Corrêa.

Bolsas e descontos

As bolsas de 100% são oferecidas para pessoas de baixa renda, seguindo as regras do Programa Senac de Gratuidade para quem tem renda per capita familiar de até 2 salários-mínimos por pessoa e a ordem de inscrição.

Já os outros tipos de desconto estão disponíveis para todas as pessoas interessadas em estudar no Senac.

O estudante Ricardo Evangelista dos Santos (foto em destaque), 19 anos, concluiu o curso de desenvolvimento de sistemas do Senac-DF em 2025. Ele ressaltou que os cursos atendem tanto quem busca ingressar no mercado de trabalho quanto quem deseja se especializar.

“Eu estava finalizando meu ensino médio e ainda não tinha uma área para seguir. Soube dos cursos do Senac e decidi entrar. Ganhei bolsa de 100%. O curso me abriu portas para um mundo que eu não conhecia, e pretendo continuar atuando neste setor”, comentou o aluno.

As aulas terão início em 2026, em todas as unidades do Senac-DF, localizadas em diferentes regiões do Distrito Federal.

Além das bolsas integrais, o Senac-DF também oferece descontos especiais, por tempo limitado. Para cursos técnicos e de graduação, as matrículas realizadas até 23 de novembro garantem 50% de desconto no primeiro semestre.

Já os cursos livres, de pós-graduação e especialização contam com 20% de desconto dentro do mesmo período promocional.

Em 2026, o Senac-DF também vai inaugurar novas unidades no Recanto Emas, em Planaltina e na Candangolândia, ampliando ainda mais a oferta de cursos e o acesso à educação profissional em todo o Distrito Federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?