metropoles.com

Inmet emite alerta vermelho para “grande perigo” de baixa umidade no DF

Segundo o órgão, índice deve ficar em 12%. A capital registrou mínima de 18ºC nesta quarta (7/9). À tarde, termômetros podem marcar 34ºC

atualizado

Compartilhar notícia

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Névoa seca cobre o céu de Brasília no seguinte ao dia mais quente registrado no DF neste ano 1
1 de 1 Névoa seca cobre o céu de Brasília no seguinte ao dia mais quente registrado no DF neste ano 1 - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

Depois de bater o novo recorde de temperatura do ano e chegar a 35,9ºC nessa segunda-feira (6/9), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu, na manhã desta terça-feira (7/9), alerta vermelho por conta da baixa umidade na capital.

A previsão é que o índice fique em 12%, com “grande risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc)”. O aviso meteorológico se inicia às 13h e termina às 18h deste feriado da Independência do Brasil.

Apesar do clima seco, a temperatura chegou a 18ºC nesta madrugada. A máxima prevista para as horas mais quentes do dia é de 34ºC. O céu tem poucas nuvens com névoa seca.

Com calor e baixa umidade, o DF se mantém em estado de alerta.

Quais os índices de perigo?

O Inmet tem três alertas dos níveis de umidade. O vermelho é o mais grave deles.

  • Alerta amarelo (potencial perigo): umidade entre 30% e 20% por cinco dias seguidos
  • Alerta laranja (perigo): umidade fica abaixo de 20% por três dias consecutivos
  • Alerta vermelho (grande perigo): umidade abaixo de 12% por 2 dias seguidos

O tempo deve seguir quente e seco nos próximos dias. A expectativa é de que a umidade relativa do ar varie entre 12% e 20%, o que exige cuidados especiais dos moradores do DF.

Não há previsão de chuva para o DF. As próximas precipitações devem ocorrer a partir da segunda quinzena de setembro, com a chegada da primavera, no dia 22.

Compartilhar notícia