metropoles.com

Incêndio florestal devasta 5,86% da Floresta Nacional de Brasília

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo está controlado na manhã desta quarta-feira (10/9), quando está sendo feito um trabalho de rescaldo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

ICMBio/Divulgação
incendio-flona-2
1 de 1 incendio-flona-2 - Foto: ICMBio/Divulgação

O incêndio florestal que atingiu a Floresta Nacional de Brasília (Flona) na tarde dessa terça-feira (9/9) resultou em uma área total queimada de 220 hectares, atingindo 5,86% da unidade de conservação. A unidade permanece fechada para visitação até nova avaliação das condições.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o fogo está controlado na manhã desta quarta-feira (10/9), quando a corporação fez o rescaldo para evitar uma retomada do fogo. Estão determinadas rondas periódicas para monitoramento do local.

Cerca de 160 profissionais, entre brigadistas, servidores e bombeiros militares foram mobilizados para apagar o fogo. Também foram empregados um helicóptero e um avião Nimbus.

Veja as imagens do incêndio na Flona:

Incêndio florestal devasta 5,86% da Floresta Nacional de Brasília - destaque galeria
2 imagens
Incêndio florestal devasta 5,86% da Floresta Nacional de Brasília - imagem 2
Foram afetados cerca de 220 hectares
1 de 2

Foram afetados cerca de 220 hectares

ICMBio/Divulgação
Incêndio florestal devasta 5,86% da Floresta Nacional de Brasília - imagem 2
2 de 2

ICMBio/Divulgação

 

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na madrugada desta quarta-feira (10), foi registrada uma nova ignição na unidade, próximo a 26 de setembro. O foco também está controlado.

O ICMBio afirmou que 30 profissionais seguem em campo, entre brigadistas, servidores do ICMBio, Instituto Brasília Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal, realizando a vigilância e segurança da área.

Durante todo o dia de ontem, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender, no total, 43 ocorrências de incêndio em vegetação totalizando em 394,78 hectares queimados no Distrito Federal. Os números referem-se apenas a ocorrências reais de incêndio em vegetação. Não são considerados os acionamentos para fogo em lixo, amontoados de madeira, entulhos, queimadas programadas ou outras situações semelhantes.

Incêndio em Sobradinho

Outro incêndio de grandes proporções também atingiu o Parque Ecológico Canela de Ema, em Sobradinho, na tarde de terça-feira (9/9). As chamas assustaram os moradores, que viram a fumaça muito próxima das casas da região. A área total queimada não foi informada.

As imagens abaixo mostram a intensidade das chamas, que chegaram próximo ao Setor de Mansões de Sobradinho. A fumaça tomou conta do ambiente.

Em outro trecho das filmagens, um morador mostra o fogo bem perto de sua casa. Assustado, ele corre para fora do imóvel e nota bastante fumaça no fim da rua.

Assista:

 

Com o período de seca, o Corpo de Bombeiros faz uma série de recomendações para que se evite incêndios.

Veja algumas recomendações:

  • Não queime lixo, folhas secas ou restos de poda;
  • Evite o uso do fogo para limpeza de terrenos;
  • Não descarte bitucas de cigarro acesas em áreas com vegetação seca ou às margens de estradas;
  • Se estiver acampando, só faça fogueiras em locais permitidos e sempre apague totalmente antes de sair;
  • Em propriedades rurais, mantenha aceiros (faixas sem vegetação) ao redor de plantações, pastos e construções;
  • Evite o acúmulo de vegetação seca próximo a casas, postes, cercas e estradas;
  • Converse com familiares, vizinhos e funcionários sobre os riscos e formas de prevenção;
  • Em caso de incêndio, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
  • Observação: Só tente apagar o fogo se tiver equipamento adequado e treinamento. Não se coloque em risco.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?