metropoles.com

Implantação de tecnologia na Saúde é discutida com MPDFT

Integrantes do governo local se reuniram com a procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa, para discutir como tratar melhor o cidadão

atualizado

Compartilhar notícia

Material cedido ao Metrópoles
discussao MPDFT
1 de 1 discussao MPDFT - Foto: Material cedido ao Metrópoles

A implementação de tecnologia nos hospitais públicos, centros de saúde e Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) do DF foi discutida nesta quarta-feira (3/4) com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, o chefe da pasta da Saúde, Osnei Okumoto, e o controlador-geral do DF, Aldemário Araújo, levaram a discussão para a procuradora-geral da Justiça, Fabiana Costa de Oliveira Barreto.

Durante o encontro, foi aberta uma pauta de discussões com alternativas para melhorar o atendimento ao cidadão. Além disso, os representantes do GDF apresentaram o programa de governança e compliance do governo para saúde.

A inserção de sistema informatizado para controle na área da saúde foi uma sugestão de melhoria. Hoje, o DF mantém o controle da folha de ponto de 35 mil servidores sem integração dos dados. Cada detalhe é monitorado por meio de Excel, o que não permite, por exemplo, cortar o ponto de funcionário faltoso ou pedir ressarcimento ao erário.

A ideia das mudanças é dar transparência e racionalidade na organização dos serviços. O promotor de Justiça Jairo Bisol também participou do encontro. Para ele, um sistema informatizado fornece informações valiosas para decisões político-administrativas de gestão. “Dá para saber onde há excesso de oferta de mão de obra e onde há falta de um direcionamento mais adequado dela. É uma ferramenta de gestão e controle”, explicou.

Redução de filas
Junto com a regulação, existem sistemas criados pela tecnologia de informação que trarão benefícios à população. Os cidadãos poderão acompanhar a fila para atendimento pela internet.

“O governador Ibaneis Rocha determinou atenção especial para saúde, vamos blindar o funcionamento da pasta de interferências e serão implementados sistemas de controle que darão eficiência e transparência”, enfatizou o secretário-chefe da da Casa Civil, Eumar Novacki.

Segundo ele, as pessoas também terão acesso aos gastos da pasta, com o custo unitário, e poderão comparar com os preços de mercado. “É bom para o gestor e para a população. Todos ganham”, completou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?