metropoles.com

Ibaneis anuncia operação diária de voos internacionais para o Peru

O voo será realizado pela Latam com duração de cinco horas e reduzirá pela metade o tempo de viagem do DF ao Peru, comparado com conexões

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Brasília (DF), 14/03/2016 - Avião pousa do aeroporto internacional jk em brasília- Foto, Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 14/03/2016 - Avião pousa do aeroporto internacional jk em brasília- Foto, Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, na manhã desta quarta-feira (9/11), que o Distrito Federal terá operação diária e direta de voos internacionais de Brasília para Lima, no Peru, a partir de março de 2023.

“Para nós é uma alegria muito forte ter hoje o anúncio de mais esses voos internacionais partindo do Distrito Federal”, frisou o chefe do Palácio do Buriti.

Este será o sétimo voo internacional de Brasília, segundo a Inframerica. Hoje, o terminal já opera em rotas para: Lisboa, Panamá, Miami, Orlando, Buenos Aires e Cancún.

O voo para Lima será realizado pela Latam com duração de cinco horas e reduzirá pela metade o tempo de viagem do Distrito Federal ao Peru comparado com voos de conexão.

A nova rota permitirá ao cliente de outros 30 destinos domésticos acessar o destino internacional a partir de Brasília pela Latam no Brasil e ampliará a ligação com outros destinos internacionais como Caribe. O voo também abrirá portas para fortalecer o turismo na capital federal brasileira.

A escolha por essa nova rota vem para oferecer mais comodidade e melhorar ainda mais a experiência dos clientes que embarcam pela capital federal, importante hub da Latam no país.

Esta será a quarta rota Brasil-Peru da Latam, que já voa diretamente para Lima a partir de Guarulhos (São Paulo), Galeão (Rio de Janeiro) e Porto Alegre. De janeiro a setembro de 2022, a empresa aérea já transportou do Brasil para Lima aproximadamente 190 mil passageiros em quase 1,1 mil voos.

Para Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, conectar Brasília diretamente a um destino internacional é um importante passo na retomada sustentável dos voos ao exterior e marca mais um investimento da empresa no território. “Brasília é para nós um hub fundamental para gerar conectividade. Somos uma empresa que sempre acreditou no Brasil e poder anunciar esse investimento é fortalecer o nosso compromisso com o país.”

“Este é um voo que liga dois grandes hubs da Latam, e que já provou ter um grande potencial. O desenho e a localização do Aeroporto de Brasília contribuem para que o passageiro se conecte rapidamente para todas as regiões do Brasil, um grande diferencial do terminal brasiliense para atração de novos voos internacionais. Com este voo o passageiro poderá viajar diretamente da capital federal para Lima como destino final, mas também tem a possibilidade de se conectar de lá para diversos outros destinos das américas.”, conta Roberto Luiz, diretor de Negócios Aéreos da Inframerica.

O executivo reforça que o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) foi fundamental para a retomada dos voos internacionais em Brasília, e pontua que este voo para Lima abre uma possibilidade enorme para atração de turistas para a capital federal.

“Brasília e as regiões do entorno têm locais surpreendentes para se conhecer. A arquitetura é um ponto singular da cidade, mas há muito a ser explorado e visitado. E este voo cria a oportunidade de colocar o DF no roteiro de visitas na América Latina”, analisa Luiz.

O vice-governador do DF, Paco Britto, que assumirá a Secretaria de Relações Internacionais a partir de janeiro, destacou a importância da nova rota. “O mais importante desse voo é que mostra o crescimento do país e do DF e a retomada da economia pós-pandemia. Vamos transformar o DF num hub de carga e passageiros para todo o Brasil e toda a América do Sul”, comentou o atual vice-governador Paco Britto.

Incentivos

A retomada do voo para Lima ocorreu graças aos incentivos do GDF, como o fortalecimento do turismo na capital e a redução da alíquota do querosene de aviação (QAV) de 12% para 7%. Antes da operação ter início, o governo deve diminuir o imposto para 6%, como revelou o secretário de Fazenda, Itamar Feitosa.

“É um novo início porque até 2019 o Governo do Distrito Federal vinha estabelecendo estratégias para aumentar a quantidade de voos internacionais. Mas tivemos um break mundial”, disse o secretário Itamar Feitosa.

E anunciou: “Vai sair um decreto diminuindo a alíquota do querosene de 7% para 6%. É mais um incentivo para que esse voo continue e que tenham mais voos”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?