Ibaneis Rocha e Mayara Noronha fazem ceia de Natal para crianças carentes

Os pequenos do Lar de São José, em Ceilândia Norte, almoçaram nesta sexta-feira (18/12) os pratos preparados pelo chefe do Executivo local

atualizado 18/12/2020 12:30

Ibaneis Rocha cozinha ceia de NatalRenato Alves/ Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) promoveu, na manhã desta sexta-feira (18/12), uma ceia de Natal para crianças do Lar de São José, em Ceilândia Norte. A ação faz parte da campanha Nosso Natal 2020.

A campanha foi lançada no dia 11 de novembro e encerra nesta sexta. Trata-se de uma ação social coordenada pela Subchefia de Políticas Social e Primeira Infância, conduzida pela primeira-dama, Mayara Noronha. Ao lado do Papai Noel, o governador Ibaneis Rocha (MDB) e a esposa entregaram presentes para as crianças do instituto. Os brinquedos foram doados pela Fecomercio.

A iniciativa conta com apoio de outros órgãos do GDF, com objetivo de “integrar ações voltadas ao bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade social no Distrito Federal, em celebração do Natal”. O governo estima que cerca de 13 mil famílias devem ser beneficiadas com as mais de 200 toneladas de alimentos arrecadados durante a campanha.

A distribuição das cestas será realizada pelas administrações regionais ao longo dos próximos dias. Elas reúnem 14 produtos e um livro de receitas.

0

Além do básico, como arroz, feijão, farinha e açúcar, há quatro itens extras: sardinha em conserva, leite condensado, achocolatado em pó e charque. Os mesmos ingredientes serão usados por 18 chefs de cozinha para preparo da ceia especial que será servida nesta sexta em instituições de acolhimento do DF.

Uma delas, é o Lar de São José. O local existe desde 1987 e atualmente conta com 70 crianças e adolescentes, acolhidos por razões de terem direitos violados ou terem alguma medida protetiva.

Na casa de acolhimento, o governador, Ibaneis Rocha (MDB), e a primeira-dama, Mayara Noronha, foram os cozinheiros da ceia servida às crianças. Eles contaram com apoio do chefe de cozinha Celson Luiz Oliveira. O filho de Ibaneis, João Pedro, também esteve no evento.

Para a primeira-dama, “hoje é um dia especial, onde a gente leva sabor, uma ceia especial e um momento de alegria para essas instituições”.

“Ano passado, ocorreu nos restaurantes comunitários, que por si só já trazem uma grande aglomeração. E a preocupação desse ano foi: ‘Como manter essa identidade, o caráter alimentar, segurança alimentar, e uma ceia especial de Natal?’. Aí, vem as instituições do Distrito Federal, que carecem de uma ceia de Natal, e também as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade. Ou seja, a população se juntou para fazer a doação das ceias especiais de Natal, que são as que vão chegar a essas famílias”, detalhou Mayara.

Mais lidas
Últimas notícias