Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Ibaneis recebe a dose de reforço da vacina contra Covid-19

Governador Ibaneis tomou a D3 na UBS nº1 do Setor Habitacional Mangueiral, na manhã desta quinta-feira (23/12)

23/12/2021 10:50, atualizado 23/12/2021 11:04
Compartilhar notícia
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Ibaneis recebe a dose de reforço da vacina contra Covid-19

O governador Ibaneis Rocha (MDB-DF) tomou, na manhã desta quinta-feira (23/12), a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. A aplicação ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) n° 1 do Setor Habitacional Mangueiral.

Na manhã desta quinta, não havia fila na UBS 1 para receber a vacina. O chefe do Executivo chegou no local por volta das 10h30, preencheu a ficha de vacinação com os dados pessoais e recebeu a vacina da Pfizer-BioNTech. As duas primeiras doses recebidas por Ibaneis foram da AstraZeneca.

Ibaneis recebe a dose de reforço da vacina contra Covid-19 - destaque galeria
4 imagens
Sem filas, chefe do Executivo local chegou ao local por volta das 9h30
Ele assinou a ficha de cadastro para o procedimento
E foi imunizado com a vacina da Pfizer
Governador Ibaneis tomou a terceira dose nesta quinta-feira
1 de 4

Governador Ibaneis tomou a terceira dose nesta quinta-feira

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Sem filas, chefe do Executivo local chegou ao local por volta das 9h30
2 de 4

Sem filas, chefe do Executivo local chegou ao local por volta das 9h30

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Ele assinou a ficha de cadastro para o procedimento
3 de 4

Ele assinou a ficha de cadastro para o procedimento

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
E foi imunizado com a vacina da Pfizer
4 de 4

E foi imunizado com a vacina da Pfizer

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

Ibaneis anunciou, na segunda-feira (20/12), a antecipação de 5 para 4 meses o intervalo da aplicação de dose de reforço da vacina contra Covid. A decisão segue a orientação do Ministério da Saúde, que, no sábado anterior (18/12), autorizou que o intervalo para a D3 fosse reduzido.

Queiroga anuncia redução do intervalo da 3ª dose de 5 para 4 meses

Desde terça-feira (22/12), quem tomou a D2 há pelo menos quatro meses, pode procurar um posto de saúde para tomar o reforço. “Confira se você está no prazo e procure um dos nossos postos para se vacinar”, publicou o governador, no Twitter.

Para o governador, a antecipação da dose de reforço é fundamental para a retomada da normalidade. “Eu acho que vai ser muito importante para todos nós essa dose de reforço, porque vai garantir mais imunidade à nossa população. Então, nós estamos em momento de abertura do comércio, da indústria, de vários setores, inclusive o setor de shows e eventos. E a gente quer continuar exatamente isso: abrindo mais, mas com as pessoas estando em segurança”, pontuou.

Pelos cálculos do emedebista, o DF tem aproximadamente 1 milhão de doses em estoque. “Dá para começar a aplicação e aguardar a entrega normal, que vem sendo feita pelo Ministério da Saúde”, comentou.

Segundo a Secretaria de Saúde, o DF possui aproximadamente 1/3 das doses, considerado suficiente para iniciar a aplicação da D3. A estimativa é que com a redução do intervalo, 693.478 pessoas estejam aptas a complementar da imunização. Deste total, 274.060 pessoas já tomaram o reforço na imunização até 19 de dezembro.