metropoles.com

Ibaneis participa de entrega de equipamentos para catadores do DF

Segundo o presidente da Rede Alternativa, Cleusimar Andrade, mais de 600 trabalhadores de oito cooperativas serão beneficiados

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Felipe Torres/Metrópoles
Foto colorida, Ibaneis Rocha ao lado de Bia Kicis, Mayara Noronha, João Cardoso e Rodrigo Delmasso
1 de 1 Foto colorida, Ibaneis Rocha ao lado de Bia Kicis, Mayara Noronha, João Cardoso e Rodrigo Delmasso - Foto: Foto: Felipe Torres/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou, na manhã desta segunda-feira (4/4), da entrega de equipamentos destinados aos catadores de lixo do Distrito Federal, em Ceilândia. Segundo o presidente da Rede Alternativa Central das Cooperativas de Trabalho dos Catadores, Cleusimar Andrade, as ferramentas beneficiarão mais de 600 trabalhadores de oito cooperativas.

Além de Ibaneis, participaram do evento a deputada federal Bia Kicis (PL), o deputado distrital João Cardoso (Avante), o vice-presidente da CLDF, deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos) e primeira-dama e secretaria do Desenvolvimento Social, Mayara Noronha.

0

“É um maquinário necessário que veio por meio de emendas parlamentares. Nós, por meio do governo, colocamos mais R$ 7,8 milhões para incentivar as famílias dos catadores e, hoje, eles têm um equipamento que vão melhorar a renda de suas famílias”, disse Ibaneis durante a solenidade.

No evento, foram entregues um caminhão e 11 caçambas ─ adquiridas através de uma emenda parlamentar da deputada federal Bia Kicis (PL), além de uma máquina extrusora de plástico — o equipamento é responsável pela reciclagem do material.

“O material que a gente ia vender num fardo para uma empresa fazer, nós mesmos estamos industrializando e vendendo para outra empresa fazer o produto final. Os catadores têm, em média, pouco mais de um salário mínimo [de renda], com INSS pago, coleta seletiva”, explicou o presidente da Rede Alternativa.

Aposentadoria especial

Na última quarta-feira (30/3), o então ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, assinou documento responsável pela atualização do Código Brasileiro de Ocupações. Desde essa data, agentes de reciclagem de materiais passaram a ter direito a aposentadoria especial. Era uma reivindicação de 20 anos da categoria. “Para nós, foi muita alegria”, celebrou Cleusimar.

A aposentaria especial está prevista no artigo 19 da Emenda Constitucional nº 103, de 2019 (além do Regulamento da Previdência Social), e alcança trabalhadores com exposição a riscos biológicos na atividade de coleta e industrialização do lixo. Esses segurados poderão se aposentar aos 60 anos, quando se tratar de atividade especial de 25 anos de contribuição.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?