metropoles.com

Ibaneis lança nesta quarta-feira o Hospital Oncológico Jofran Frejat

Nome da unidade de saúde presta homenagem ao médico pioneiro, ex-secretário de Saúde do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Secretária de Saúde
Placa da obra do Hospital Oncológico de Brasília
1 de 1 Placa da obra do Hospital Oncológico de Brasília - Foto: Divulgação/Secretária de Saúde

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), confirmou, nesta terça-feira (8/6), o lançamento do Hospital Oncológico Jofran Frejat para esta quarta-feira (9/6). O anúncio ocorreu durante o lançamento do programa Renova-DF, em Samambaia.

“Vamos lançar o que, para mim, é a maior obra. O maior legado que vamos deixar para o nosso governo: Hospital Oncológico Jofran Frejat. Uma obra que vai fazer com que o DF seja referência no tratamento de câncer. E ainda uma homenagem a quem foi talvez o maior médico da história dessa cidade. Cuidou da saúde como ninguém. A homenagem será feita ao seu nome e à sua história”, afirmou Ibaneis.
Na quarta, o governador assinará a ordem de serviço para a construção do Hospital Oncológico. O ato autorizará a empresa vencedora da licitação a começar as obras. Pela projeção da Secretaria de Saúde, o centro médico terá capacidade de realizar até 9 mil atendimentos por ano.

Esse será o primeiro centro especializado no tratamento de pacientes com câncer do DF. O hospital será erguido em um terreno de 40 mil metros quadrados no Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain).

A unidade contará com consultórios multidisciplinares, alas para tratamento de quimioterapia, radioterapia, medicina nuclear, endoscopia e salas de cirurgia conjugadas, além de espaço para realização de exames de imagem como mamografia, ultrassom e raio-X.

Terá ainda 172 leitos disponíveis, sendo 20 de unidades de terapia intensiva (UTI) e 152 de internação. Serão investidos mais de R$ 99 milhões, recursos liberados pelo Ministério da Saúde, por meio da Caixa Econômica Federal.

O prazo para conclusão das obras é de até três anos. A Endeal Engenharia e Construções Ltda. será a executora da obra. O projeto arquitetônico foi elaborado por uma empresa contratada pela Diretoria de Edificações da Companhia da Nova Capital (Novacap).

Trajetória

Jofran Frejat foi titular da Secretaria de Saúde do Distrito Federal por quatro vezes, durante o governo de Joaquim Roriz. Também representou o DF no Congresso Nacional, como deputado federal por cinco mandatos.

Aliado do ex-governador Joaquim Roriz, Frejat era um dos principais nomes do cenário político local, nutrindo simpatia e boas relações com personagens de praticamente todas as ideologias, dos conservadores de direita aos progressistas da esquerda.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações