metropoles.com

Ibaneis inaugura UPA em Ceilândia com previsão de atender 4,5 mil pessoas por mês

Governador do Distrito Federal participou da solenidade na manhã desta sexta-feira, na QNO 21, Expansão do Setor “O”

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
iba4
1 de 1 iba4 - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) inaugurou, nesta sexta-feira (24/9), a UPA Ceilândia II, na Expansão do Setor O. A previsão é que o espaço atenda 4,5 mil pessoas por mês. De acordo com o chefe do Executivo local, o GDF estava em débito com a população, já que os contribuintes ficaram um ano e meio com os hospitais praticamente fechados, apenas com atendimento para pacientes com Covid-19.

“Chegou a hora de tirar o atraso e entregaremos, no menor prazo possível, a saúde que a população merece. As UPAs nasceram de um sonho nosso. Essa cidade está se transformando e recebendo a medicina que merece. Essa população não está mais abandonada”, afirmou o governador.

0

“Quanto mais a gente desafogar os atendimentos em nossos hospitais, mais teremos condições de fazer cirurgias eletivas e atendimentos que ficaram parados durante a pandemia. Vamos acelerar as entregas de outras UPAs até dezembro, então peço a compreensão e confiança da população”.

Segundo a Secretaria de Saúde do DF, a UPA contará com urgência e emergência, dois leitos de atendimento crítico emergencial, 6 leitos de observação, 1 de isolamento, 10 poltronas de medicação/inalação e 3 consultórios, além de oferecer exames laboratoriais de urgência e raio-X. Ao todo, 146 profissionais atuarão no local, entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, técnicos de enfermagem e analistas de laboratório contratados para atuarem na UPA.

De acordo com o chefe da pasta, general Manoel Pafiadache, as sete UPAs do DF irão atender cerca de 35 mil pessoas por mês. “Vamos terminar esta cerimônia e já vamos começar a trabalhar e atender a população”, comemorou.

O administrador da Ceilândia, Fernado Fernandes, também comemorou a inauguração da UPA. “Fico muito felize de receber na nossa cidade a primeira das sete UPAs que o governador irá entregar. É uma honra, alegria e satisfação para nós”, diz o administrador.

A inauguração estava prevista para a última quarta-feira (15/9), mas foi adiada. Na ocasião, a Secretaria de Saúde do DF informou ao Metrópoles que, estavam sendo finalizadas as ações necessárias para que a unidade entrasse em funcionamento. Algumas ações complementares foram feitas, como a sinalização interna e externa, instalação de mobília e equipamentos.

A Ceilândia II é a primeira UPA a ser entregue, das sete que o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF) vem construindo.

Riacho Fundo

Depois de inaugurar a UPA em Ceilândia, o governador entregou, ainda nesta sexta-feira (24/9), a revitalização da Praça Japonesa Kasato Maru, no Riacho Fundo 1. O jardim japonês, inaugurado em 2008, foi totalmente reformado pela Novacap. A praça homenageia os primeiros imigrantes na capital e os cem anos da Imigração Japonesa no Brasil.

Para o governador, a reforma é um carinho para a população do Riacho e à comunidade japonesa. “Eu me perguntei o que japoneses vieram fazer no Riacho Fundo e, depois de alguns estudos, eu entendi todo belíssimo trabalho que essa comunidade fez no Distrito Federal”, disse o governador.

Ibaneis lembrou, ainda, que será feita a grande obra do viaduto do Riacho. “A gente espera o máximo de 30 dias para concluir a licitação e estaremos novamente aqui no Riacho Fundo dando a ordem de serviço para que a população deixe de sofrer horas e horas no trânsito da cidade”, comemora o governador.

A administradora do Riacho Fundo, Lúcia Melo, afirma que a praça é fundamental para a memória dos imigrantes japoneses. “Nosso sentimento é de gratidão, afinal essa praça fortalece ainda mais os laços entre Brasil e Japão. É um dia histórico, porque é muito mais que uma reforma, é o resgate de parte da cultura japonesa no DF”, comemora a administradora.

Cinco mudas de cerejeira, planta originária do Japão, foram plantadas para compor o jardim e representam as cinco famílias japonesas convidadas pelo presidente Juscelino Kubitschek para ajudarem no desenvolvimento da região.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?