metropoles.com

Ibaneis entregará 7 UPAs até novembro. Veja percentual das obras e locais

A primeira inauguração com espaço e pessoal para atender 4,5 mil pessoas será em agosto. Ceilândia já tem 99% da estrutura pronta

atualizado

Compartilhar notícia

Paulo H. Carvalho / Agência Brasília
Obras das UPAS estão avançadas no DF
1 de 1 Obras das UPAS estão avançadas no DF - Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), começa a inaugurar as novas unidades de pronto atendimento (UPAs) em agosto. A previsão é que a primeira a atender aos pacientes seja a UPA de Ceilândia, atualmente com 99% de sua estrutura pronta. Até novembro, serão concluídas ainda as UPAs do Paranoá, Riacho Fundo, de Brazlândia, do Gama, de Vicente Pires e Planaltina.

As sete novas unidades de pronto atendimento são construídas com recursos próprios do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), que já administra as seis existentes na capital, além do Hospital de Base do DF e do Hospital de Santa Maria.

O custo estimado para a construção das sete novas UPAs, incluindo equipamentos, é de pouco mais de R$ 46 milhões. Os recursos estão sendo repassados ao Iges-DF pela Secretaria de Saúde (SES).

Em 17 de março de 2021, quando o diretor-presidente do Iges, Gilberto Occhi, assumiu o cargo, a promessa de entrega da primeira unidade era para maio. O prazo, no entanto, não se concretizou. A pandemia do novo coronavírus e a dificuldade de encontrar material de construção prejudicaram o ritmo das obras.

Obras

Agora, com a nova previsão, Ceilândia será a primeira a ser entregue, em agosto. Além dessa unidade, o percentual de conclusão da UPA do Paranoá está em 98%. No Riacho Fundo II, 87%; no Gama, 84%. Em Planaltina, as obras estão em 75%. Brazlândia tem 70% da estrutura finalizada e Vicente Pires, 63%.

Percentual de UPAS concluidas no df

Ao entregar as Upas, o governador não libera apenas as estruturas. A partir de agosto, os prédios terão equipamentos e profissionais aptos a atenderem aos pacientes.

As novas unidades terão 1,2 mil metros quadrados – e, quando concluídas, terão capacidade de receber cerca de 30 mil pessoas por mês. A previsão é que cada uma delas tenha cerca de 4,5 mil atendimentos mensais.

Cada unidade tem dois leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), seis leitos de observação com suporte ventilatório e três consultórios. O local vai oferecer ainda exames laboratoriais de urgência e raios X.

Também no segundo semestre de 2021, o GDF começa a construção de duas novas UPAS: no Guará e na Estrutural.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?