metropoles.com

Ibaneis diz que foco em 2022 será na Saúde e geração de empregos

Ibaneis Rocha nomeou, nesta segunda-feira (20/12), 296 servidores da carreira socioeducativa da Secretaria de Justiça e Cidadania

atualizado

Compartilhar notícia

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Ibaneis Rocha em lançamento de pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência da República
1 de 1 Ibaneis Rocha em lançamento de pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência da República - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

Com a perspectiva de controle da pandemia da Covid-19, o governador Ibaneis Rocha (MDB) prevê um 2022 melhor do que 2021. Segundo o chefe do Executivo local, o governo vai focar na recuperação da Saúde Pública e na geração de empregos.

O emedebista fez a declaração durante a nomeação de 296 servidores da carreira socioeducativa da Secretaria de Justiça e Cidadania, na manhã desta segunda-feira (20/12), no Palácio do Buriti.

0

Segundo Ibaneis, as decisões do governo durante a pandemia minimizaram os prejuízos. “Isso nos dá a condição, hoje, de ter a esperança de um 2022 ainda melhor. Um 2022 com geração de emprego e renda. E um 2022 com mais Saúde. Porque ela foi extremamente afetada pela pandemia”, pontuou o governador.

Segundo Ibaneis, para conter a pandemia, a rede pública deixou de atender a inúmeros pacientes, especialmente nos procedimentos eletivos. O DF chegou a ter 800 leitos dedicados para Covid-19. “Estamos dispostos. E vamos entrar 2022 trabalhando firme para recuperar a Saúde do DF”, prometeu. “O ano de 2022 vai ser um grande ano para a população do DF”, reforçou.

Projeto Reiniciar

Para Ibaneis, o serviço socioeducativo também é um investimento indispensável. O DF trabalha na recuperação de 3 mil jovens em nove unidades de internação.

Desde 2019, o governo nomeou 702 servidores para a pasta. O novo grupo de nomeados é constituído por agentes, técnicos e especialistas aprovados em concurso de 2015. Ibaneis pretende nomear os aprovados remanescentes em 2022. Após as nomeações, o emedebista espera ter condições para lançar novo concurso público para a Justiça.

Entre os recém-nomeados há profissionais especializados em pedagogia, serviço social, administração, contabilidade, estatística, psicologia, direito, educação física, artes cênicas, música e artes plásticas.

Os novos servidores reforçarão o Projeto Reiniciar, lançado na mesma data. A ideia é centralizar, em um único programa, todas as ações de socioeducação desenvolvidas no DF, em áreas como saúde, alimentação, educação e profissionalização. Uma das prioridades da ação é pavimentar a política de inclusão produtiva para os socioeducandos.

Segundo a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a iniciativa é um pacote de ações para a valorização dos servidores. A pasta de Justiça lançará a Escola Distrital de Socioeducação. O objetivo é promover a formação inicial e continuada dos servidores, além de estimular a pesquisa, a produção científica e os estudos. “Criança e adolescente são prioridade absoluta do Estado. E a gente tem de preparar os nossos servidores”, comentou.

Os egressos serão acompanhados em atividades culturais, esportivas, cursos de capacitação profissional, acompanhamento escolar e psicossocial. De acordo com Passamani, serão 360 jovens acompanhados por 12 meses. O governo investirá R$ 1,6 milhão para ajudar os jovens na reconstrução de suas vidas. Eles receberão uma bolsa-auxílio de R$ 400. “A gente quer que eles rompam com o ciclo do ato infracional. E que reescrevam uma nova história, dando oportunidade”, afirmou Passamani.

Outra ação é o programa “Em Casa com Dignidade”, que distribuirá 10,5 mil cestas básicas às famílias dos adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O benefício será oferecido por seis meses.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?