Ibaneis anuncia vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra Covid

Governador do DF disse que iniciará a vacinação do novo grupo etário assim que chegarem novas doses de vacina, enviadas pelo governo federal

atualizado 17/08/2021 10:18

Ibaneis Rocha inauguração pavimentação na Vargem BonitaRafaela Felicciano/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse, nesta terça-feira (17/8) que pretende, com a chegada da próxima remessa de doses de vacina, começar a imunização de adolescentes, de 12 a 17 anos no Distrito Federal. O anúncio do governador aconteceu durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a drenagem pluvial em uma das quadras do Lago Sul.

A capital começa a imunizar, a partir do meio dia desta terça, jovens com 18 anos ou mais.

“Com as próximas doses que chegarão, já vamos começar a vacinar o público de 12 a 18 anos. A expectativa de fechar a vacinação com essa turma, é a mais rápida possível. Em seguida, vem a vacinação da segunda dose. Chamamos a população para que se tenha atenção com a segunda dose. A imunização só é completa com a segunda dose da vacina”, disse o governador.

0

Apesar do anúncio, o governador não precisou quando, de fato, chegarão novas doses da vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde. Antes de iniciar a imunização dos adolescentes, Ibaneis garante que vai finalizar a imunização de pessoas com 18 anos. “Vamos terminar de vacinar o nosso público acima de 18 anos. A turma está bastante animada. Eles merecem porque estão precisando voltar à vida de forma mais normal possível”, pontuou.

O governador disse que tem notado uma grande quantidade de pessoas voltando à vida normal apenas com a primeira dose da vacina, e alerta: “A população do DF é esclarecida. Esperamos não precisar insistir com a situação. Vamos apelar para a consciência. Os postos estão abertos para fazer a primeira e segunda dose de toda a população”, acrescentou.

18+

A partir das 12 horas desta terça-feira (17/8), os jovens com mais de 18 anos poderão se imunizar contra a Covid-19 no Distrito Federal. Excepcionalmente, quem for receber a primeira dose deve ir aos pontos de vacinação a partir do meio-dia. Nos dias seguintes, a imunização volta ao horário normal, às 8h.

De acordo com a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), há estimadas 100 mil pessoas com 18 e 19 anos na capital da República. Para esta fase da imunização, a Secretaria de Saúde separou 98,5 mil doses.

Veja onde tomar a primeira dose da vacina:

lista

Segunda dose

Além do novo grupo, continuam o processo de imunização as pessoas já aguardadas para receber a segunda dose. Quem for tomar a D2 pode procurar os pontos a partir das 8h, em unidades básicas de saúde, e das 9 horas, nos pontos drive-thru.

Existem pontos de vacinação específicos para cada marca do imunizante tomado na primeira aplicação.

Veja onde tomar a segunda dose da vacina:

lista

Além do público por faixa etária, podem se imunizar no DF grávidas, puérperas e adolescentes com idade entre 12 e 17 anos que tenham deficiência ou síndromes. Veja aqui os pontos de vacinação para esses grupos.

 

Mais lidas
Últimas notícias