metropoles.com

Ibaneis anuncia novas UPAs, reforma de hospitais e asfalto

Governador do DF cumpriu agenda no Gama, neste sábado (18/01/2020). “Saúde segue como prioridade”, disse

atualizado

Compartilhar notícia

Acácio Pinheiro/Agência Brasília
UPA
1 de 1 UPA - Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, neste sábado (18/01/2020), que decidiu incluir no pacote que prevê a construção de sete Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) a do Setor de Indústrias do Gama. Ela vai funcionar no lugar de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), cujas obras estão paradas desde 2016.

A UPA do Gama será construída no Setor de Indústria, QI 7, Lote 3. As outras regiões que serão beneficiadas são: Brazlândia, Ceilândia, Riacho Fundo II, Planaltina, Paranoá e Vicente Pires. Elas se somarão às já existentes, totalizando 13 unidades no DF.

Cada unidade terá área construída de 1.029 metros quadrados e a estimativa inicial de preço das sete unidades é de aproximadamente R$ 34 milhões, mas o valor final pode ser menor, dependendo da proposta oferecido pela empresa vencedora ao fim do processo.

“Precisamos avançar. O hospital do Gama, por exemplo, estava sucateado, completamente abandonado. Vamos construir a UPA primeiro e depois reformar o hospital. Vamos cuidar primeiramente das Upas para proporcionar um maior atendimento para a população”, explicou.

O governo também promete construir mais hospitais nas regiões administrativas. “Faremos um hospital no Guara e o materno-infantil em Ceilândia. Temos convicção de que ainda não chegamos onde queremos, mas a saúde segue sendo prioridade do governo”, concluiu o governador

Upas

As UPAs são o caminho para atendimento de urgência e emergência em clínica médica, casos de pressão e febre alta, fraturas e cortes e exames como raio-x, eletrocardiograma e demais procedimentos laboratoriais.

Nesses espaços são ofertados serviços de média e alta complexidades, como se fosse o meio-termo entre a UBS e os hospitais. O que determina a ordem de atendimento é a gravidade do risco, e não a posição de chegada.

O funcionamento em todas as seis unidades do DF (Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia, Sobradinho e São Sebastião) é 24 horas por dia. Elas são administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF).

Asfalto

Ibaneis esteve no Gama para lançar projeto de recuperação do asfalto da Avenida dos Pioneiros. “A licitação dessa obra vem acompanhada de um conjunto de outras, como das calçadas e gramados e também da Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) e da rodoviária do Gama, que era um pedido da população”, destacou

O trecho de 3,8 km, que será executado pela Novacap, fica entre a Avenida Contorno e a Via SC-5. Além do pavimento, serão feitas faixas de rolamento e baias de ônibus.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?