Ibaneis antecipa entrega de 90 ônibus de frota renovada da Pioneira
Durante cumprimento da agenda, o governador anunciou o fim da reforma do primeiro trecho da Epig
atualizado
Compartilhar notícia

O governador Ibaneis Rocha (MDB) antecipou, na manhã desta quarta-feira (26/11), a entrega da frota renovada da Viação Pioneira e anunciou o término da reforma do primeiro trecho da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig).
Ao todo, 90 ônibus foram entregues. Eles são equipados com motor Euro 6, considerado menos poluente. A meta é que 444 novos coletivos da Pioneira sejam entregues até o fim de 2026.
“A melhoria no transporte público do DF foi uma meta nossa desde 2019. Nós estamos, por exemplo, há seis anos sem ter reajuste nas nossas tarifas, e os avanços são vistos em diversos locais. Isso está provado nas pesquisas. Hoje, a mobilidade saiu da lista de problemas do Distrito Federal”, disse o governador.
O secretario de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF), Zeno Gonçalves, destacou que a entrega da frota consolida a posição do Distrito Federal como a “frota mais nova do Brasil”.
“Com a entrega, nós estamos trazendo ainda mais conforto, modernidade, tecnologia e segurança para os usuários. O que nós rodamos por dia aqui no Distrito Federal é como se nós fôssemos à Lua e voltássemos. São mais de 24 mil viagens diárias de ônibus”, ressaltou Zeno.
Reforma 1° trecho da Epig
Mais cedo, Ibaneis anunciou a entrega da reforma do primeiro trecho da Epig. A obra conecta a faixa exclusiva dos ônibus desde o túnel de Taguatinga até a Asa Sul.
Segundo o secretario, cerca de 354 ônibus passam pelo local diariamente. “A obra faz parte de todo um complexo viário do BRT Oeste com conexão com o BRT Sul. Essas obras vão dar uma nova dinâmica para o terminal da Asa Sul e tirar os ônibus dessa competição com o trânsito”, disse Zeno.
O governador afirmou que há uma previsão de que até o fim deste ano sejam realizadas mais entregas do trecho, terminando entre junho e julho de 2026.
“Essa é uma das maiores obras viárias do Distrito Federal. De modo a diminuir os engarrafamentos e o tempo de transporte, fazendo com que todos possam chegar ao seu trabalho e voltar à sua casa com tranquilidade”, ressaltou.














