Hospital de Base passa por simulação de desastre com múltiplas vítimas
Simulação de desastre no pronto-socorro do Hospital de Base prepara profissionais para atendimentos de múltiplas vítimas de acidente

O Hospital de Base do Distrito Federal passou por uma “simulação de desastre”. Os profissionais da unidade, com apoio dos bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), simularam o atendimento a um caso de múltiplas vítimas de colisão entre um ônibus e um carro.
O treinamento aconteceu na última terça-feira (28/5), para preparar a unidade para lidar com possíveis casos de desastre no pronto-socorro. O hospital simulou um acidente de trânsito no final do Eixão com 20 vítimas, sendo 10 com ferimentos leves, sete com ferimentos moderados e três em estado grave. O exercício foi realista, com direito à maquiagem simulando sangue e outros ferimentos nos voluntários que se passaram por vítimas.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF
Frequência de envio: Diário
Ver todasForam separadas áreas do hospital com leitos e espaços de atendimento distribuídos entre a Área Vermelha, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e Posto 3, para simulação do atendimento. Setores como centro cirúrgico, banco de sangue, hotelaria, farmácia, segurança e comunicação foram notificados e preparados para a mobilização.
“Esses exercícios são essenciais para avaliar e aprimorar os planos de resposta a situações de múltiplas vítimas e desastres, a fim de reduzir os danos e as perdas de vidas em situações reais. A superlotação em serviços de emergência é praticamente uma realidade mundial e nesses cenários, qualquer aumento súbito da demanda, como um acidente de ônibus, pode se tornar uma situação de desastre”, afirmou o cirurgião de trauma, Rodrigo Caselli.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DFOs profissionais de saúde passaram ainda por reuniões, preparação do ambiente com materiais de simulação, definição de sistemas de comunicação e áreas de comando, alinhamento com serviços pré-hospitalares e identificação dos participantes e viaturas, e mais.
















