Havan: estátua chega ao DF, mas espera autorização para ser erguida

Segundo funcionários que descarregavam monumento neste sábado (27), a ordem é não montar antes de terça (30)

Michael Melo/MetrópolesMichael Melo/Metrópoles

atualizado 27/10/2018 15:59

Mesmo barrada, a Estátua da Liberdade da Havan já está em Brasília. O monumento chegou à capital por volta das 8h deste sábado (27/10). Segundo funcionários, a ordem é para que ele seja erguido apenas na próxima terça-feira (30).

A loja será inaugurada no dia 3 de novembro às margens da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA). A Administração Regional do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) vetou, porém, a instalação da estátua de 35 metros, marca registrada da Havan, já que ela ultrapassa o limite de 12 metros estabelecido pelo Decreto nº 29.413/2008.

Nessa sexta-feira (26), representantes da empresa e do GDF se reuniram para tentar solucionar o impasse, mas não chegaram a um consenso.

O governo fez uma consulta ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a fim de esclarecer se o endereço da loja — no Trecho 14 do SIA — pertence à área de entorno do Conjunto Urbanístico de Brasília, conforme a Portaria nº 68 do Iphan, de 15 de fevereiro de 2012. Caso faça parte, o lote deve obedecer às normativas da autarquia federal.

Segundo a administração regional, o recurso da Havan só será analisado após o retorno dos autos com a resposta do Iphan. No entanto, o instituto informou não ter recebido a documentação encaminhada pelo GDF até o fim do expediente dessa sexta (26).

A Havan é conhecida por vender grande variedade de produtos, como peças de vestuário, aparelhos eletrônicos, objetos de decoração, entre outros. A rede tem 116 estabelecimentos físicos em 15 estados do Brasil, além da loja virtual.

Repercussão nas redes
Após a notícia da negativa divulgada pelo
Metrópoles, o assunto dividiu opiniões de brasilienses nas redes sociais, com argumentos em torno de posicionamentos políticos, patriotismo e aspectos econômicos. Confira:

Instalações
A Estátua da Liberdade de Nova York (EUA) tem 92,9 metros de altura e pesa mais de 24 mil toneladas. A estrutura inaugurada em 1886 foi um presente da França aos Estados Unidos. No Brasil, a Havan tem instalado réplicas nas unidades espalhadas pelo país.

Na vizinha Valparaíso (GO), a rede inaugurou uma loja com uma estátua de 35m de altura — tamanho padrão da rede. A maior está localizada no município de Barra Velha (SC), a 130km de Florianópolis, com 57m, e a primeira foi inaugurada, em 1995, no estacionamento da loja de Brusque, com 25m, no estado catarinense.

Últimas notícias