metropoles.com

Governo lança PPP para gerenciamento de remédios no DF

Quatro empresas foram autorizadas a preparar o edital que vai convidar a iniciativa privada para cuidar dos medicamentos da rede pública

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Farmácia de Alto Custo
1 de 1 Farmácia de Alto Custo - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Secretaria de Projetos Especiais (Sepe) do Governo do Distrito Federal (GDF), órgão responsável pelo processo preparativo de parcerias público-privadas e concessões, publicou no Diário Oficial (DODF) desta terça-feira (11/02/2020) mais um resultado de chamamento público. Desta vez, o objetivo é achar uma solução para os recorrentes problemas de fornecimento e distribuição de remédios, vacinas e outros insumos da rede pública de saúde.

Quatro empresas foram autorizadas a apresentar estudos para a preparação do edital: RV Ímola, de Guarulhos (SP); PVAX Consultoria, de Niterói (RJ); VTCLOG, do Guará (única sediada no DF); e o Grupo NC, de Hortolândia (SP). O prazo para a entrega das propostas é de quatro meses.

Veja a publicação:

DODF/Reprodução

De acordo com o secretário de projetos especiais, Everardo Gueiros, esta PPP é de fundamental importância para os moradores do Distrito Federal e “vai ao encontro de uma das missões da gestão Ibaneis Rocha, a de oferecer um atendimento de saúde de qualidade para a população. Além disso, as parceiras representam uma excelente oportunidade por busca de investimentos para o desenvolvimento do DF em período de escassez de recursos”.

Abrangência

O projeto é amplo, abrange construção, operação e manutenção do Centro de Distribuição de medicamentos, hemoderivados, vacinas, soros, insumos, itens de nutrição e materiais; adequação, modernização, operação e manutenção da infraestrutura de todos os equipamentos existentes do sistema de saúde do DF, incluindo as Farmácias Satélite e as Farmácias Ambulatoriais dos Complexos Hospitalares; e operação da logística intra-hospitalar.

Também pretende viabilizar o sistema de recebimento, conferência, armazenamento e transporte dos mesmos itens, bem como a gestão documental dos processos logísticos da assistência farmacêutica, imunização e outros insumos, e o desenvolvimento e a disponibilização de sistema de informações e monitoramento on-line, adequado às diferentes fases da cadeia de abastecimento da assistência farmacêutica.

Para todos os projetos de PPP e concessão, é obedecido o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). O cronograma é sempre o mesmo: primeiro vem o edital de chamamento, para registrar quais empresas podem estar interessadas em preparar a modelagem da parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada que virá a seguir. Depois, a concorrência propriamente dita é elaborada.

O PMI é o instrumento que permite a interação entre o setor público e o privado, utilizado pela administração para obtenção de estudos, levantamentos, investigações, pesquisas ou soluções tecnológicas, necessárias à implementação de PPPs, podendo participar pessoas físicas ou jurídicas, de direito privado, individualmente ou em grupo.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?