metropoles.com

Governo lança licitação para funerárias. Concessão será até 2030

A concorrência substitui o edital publicado em novembro de 2018, revogado após recomendação do TCDF

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
cadaver
1 de 1 cadaver - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) abriu licitação para selecionar 51 funerárias. As empresas terão permissão para prestar o serviço nas regiões administrativas até 2030. De acordo com a pasta, o número foi definido com base em um estudo técnico, que utilizou parâmetros científicos e dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A licitação substitui o edital publicado em novembro de 2018, que foi revogado após recomendação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Desde 2008, a exploração de prestação dos serviços funerários no DF funciona por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado entre as empresas credenciadas e o Governo do Distrito Federal, até que fosse lançado novo edital de licitação.

“Hoje, a exploração dos serviços funerários funciona de forma precária. Com esta licitação, a nossa expectativa é oferecer aos usuários eficiência, segurança e qualidade na prestação desse tipo de atividade, dentro das normas do poder público”, acrescentou o secretário de Justiça e Cidadania do DF, Gustavo Rocha.

Entre as regras, as empresas funerárias devem observar o valor da outorga, que não poderá ser inferior a R$ 139.162,72. A permissão terá vigência de 10 anos, a partir da data da assinatura do contrato, com a possibilidade de prorrogação por igual período, por uma única vez.

O recebimento dos envelopes com as propostas será no próximo dia 28, das 14h às 15h, no auditório da Sejus, localizado na Estação Rodoferroviária de Brasília, Ala Central, Térreo – Zona Industrial – Brasília/DF.

Confira o teor do edital.

MPDFT acompanha o assunto. Em 22 de janeiro de 2020, o promotor Eduardo Gazzinelli Veloso, da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep), pediu informações ao secretário Gustavo Rocha sobre o andamento do processo licitatório.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?