GDF tem consulta pública aberta para discutir sobre ecoparques

O objetivo é instalar usinas de tratamento para transformar resíduos em energia. Investimentos serão de R$ 600 milhões

atualizado 12/11/2021 23:06

usinaSEPE/Reprodução

O Distrito Federal está com uma consulta pública aberta para a população opinar sobre o processo de concessão dos serviços de tratamento dos resíduos sólidos urbanos. A ideia da Secretaria de Projetos Especiais (Sepe) é criar três ecoparques: na Asa Sul, no Gama e no P Sul, em Ceilândia.

A meta é ampliar o tratamento destes resíduos de 28% para 85%. Nos ecoparques, que também são chamados de unidades de tratamento mecânico biológico (UTMBs), visa-se tratar os resíduos da coleta convencional do lixo e recuperar recicláveis, gerar adubo orgânico e energia renovável por meio do biogás.

“O acordo resulta na estruturação do mercado local de biogás, aumentando a oferta de gás natural veicular (GNV)”, explica o chefe da pasta Roberto Andrade.

0

Os estudos foram elaborados por um acordo de cooperação técnica entre o projeto GEF Biogás Brasil, executado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), e o Governo do Distrito Federal (GDF).

“O acordo trata especificamente dos resíduos da coleta convencional, prevendo ainda esforços de melhoria da quantidade e da qualidade da coleta seletiva destinada às instalações de recuperação de resíduos”, diz Roberto.

A parceria público-privada também prevê o desenvolvimento de duas novas instalações de recuperação de resíduos (IRRs) e a implementação de um centro de visitação e treinamento voltado à divulgação de informações e educação ambiental, para conscientizar a população sobre os temas relacionados ao tratamento dos resíduos.

O investimento estimado é de R$ 600 milhões.

Segundo o secretário, além de gerar energia, o mercado de materiais recicláveis ainda será ampliado. “Isso vai melhorar as condições de trabalho das cooperativas. A coleta seletiva não vai mudar, vai melhorar. A proposta é que consigamos tratar 100% dos resíduos descartados aqui”, pontua.

Consulta pública

Quem quiser conhecer o projeto dos ecoparques e colaborar com sugestões encontra todas as informações no site da Sepe. Nesse link também podem ser acessados todos os documentos referentes ao projeto, inclusive o formulário de participação na consulta e na audiência públicas.

Durante o período em que permanecer aberta a consulta pública, pessoas interessadas poderão se manifestar preenchendo o formulário e enviando-o para os endereços [email protected] e [email protected], ou entregar no protocolo da Casa Civil (Anexo do Palácio do Buriti, 3º andar, Zona Cívico-Administrativa, Praça do Buriti, Brasília, DF).

Ela fica aberta até as 18h do dia 4 de dezembro. Em 26 de novembro, das 10h às 12h, haverá uma audiência pública com transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Projetos Especiais (Sepe) no YouTube.

Mais lidas
Últimas notícias