metropoles.com

GDF sanciona lei para criação de novo programa de proteção às mulheres

Lei de autoria do presidente da CLDF tem o objetivo de fortalecer a proteção das mulheres com ações preventivas, propositivas e reparadoras

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto / Metrópoles
Agressão - Metrópoles
1 de 1 Agressão - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) sancionou a lei para a criação do Programa Paz na Família para proteção das mulheres vítimas de violência, na segunda-feira (15/5).

Proposta pelo presidente da Câmara Legislativa (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB), a Lei Nº 7.265 tem o objetivo de amparar e proteger as mulheres, com ações preventivas, propositivas e reparadoras.

“É imprescindível oferecer amplo suporte às mulheres, por meio de uma variedade de instrumentos e serviços, assegurando seus direitos e fornecendo um atendimento adequado”, afirmou Wellington Luiz.

Na fase de prevenção, o programa prevê ações nas escolas incluindo o tema de forma extracurricular na rotina dos estudantes. As ações propositivas começam com a inclusão de avaliação médica e psicológica, para diagnosticar o estado das vítimas.

Abrigos

Também será oferecido acolhimento em abrigos ou locais apropriados, afastando-as do agressor quando necessário, além da proibição de aproximação do agressor.

Na frente reparadora, será garantido acompanhamento multidisciplinar periódico para a saúde das vítimas, incluindo tratamento físico, psicológico e emocional.

As mulheres vítimas de violência terão prioridade na inscrição em cursos de formação e desenvolvimento oferecidos pelo poder público distrital.

Coleta

O programa vai acompanhar, coletar, analisar e divulgar informações sobre a evolução da violência praticada contra a mulher. As informações vão subsidiar as ações do programa.

A iniciativa também vai incentivar a parceria entre órgãos públicos, entidades privadas e órgãos da sociedade civil na proteção da mulher.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?