metropoles.com

GDF quer ampliar contratação do Iges para 1 mil agentes

Apesar de o MPC querer processo seletivo de 600 profissionais temporários para a Saúde, governador deseja mais para o combate à dengue

atualizado

Compartilhar notícia

Allane Moraes/Especial para Metrópoles
Iges
1 de 1 Iges - Foto: Allane Moraes/Especial para Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB), após decretar estado de emergência no Distrito Federal por causa da dengue, quer ampliar a contratação de profissionais para combater a doença.

A declaração foi feita durante a inauguração da nova pista do Jockey Club de Brasília, em Vicente Pires, na manhã desta quinta-feira (06/02/2020).

O chefe do Executivo local quer ampliar o número para 1 mil — apesar de o Ministério Público de Contas (MPC-DF) pedir a suspensão do processo seletivo do Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (Iges-DF).

Além da promessa, Ibaneis aproveitou para cobrar dos brasilienses o apoio no combate à dengue. “Nós assumimos a nossa parte, mas a população tem de fazer a sua”, afirmou.

O Iges-DF está fazendo a seleção dos temporários para trabalharem no combate à dengue, nos cargos de agente comunitário de saúde e agente de vigilância ambiental em saúde. A contratação dos profissionais, depois de selecionados, será de responsabilidade da Secretaria de Saúde.

Entretanto, para o MPC, o edital tem uma série de “vícios” que o inviabilizariam. Entre eles, o curto prazo para inscrições – entre a sexta-feira (31/01/2020) e o domingo (02/02/2020) –, a falta de divulgação e a ausência de publicidade.

Morte

Os números indicam que o problema já é bastante crítico na capital. A quantidade de casos subiu de 704 para 1.296 na comparação entre janeiro de 2019 e o mesmo período de 2020.

Neste ano, foram 27 sinais de alarme, três casos graves e uma morte, na região Centro-Sul do DF, mais exatamente no Guará. A vítima tinha 60 anos. Já em janeiro de 2019, houve 18 casos de alarme, um grave e nenhum óbito.

“Eu estou bastante preocupado com essa questão da dengue. Nós estamos com muitos focos e em um nível bastante elevado em relação ao ano passado”, afirmou Ibaneis. Além da ampliação da contratação de temporários pelo Iges, o emedebista decidiu antecipar a montagem de tendas de atendimento para a população.

“Nós vamos ter que fortalecer o combate à dengue. Mobilizar a população. Porque senão vamos ter outra epidemia de dengue no DF”, alertou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?