metropoles.com

GDF manda polícia investigar fake news sobre “estado de sítio”

Em áudio, uma mulher afirma que o governador vai vedar a circulação de pessoas nas vias públicas do DF

atualizado

Compartilhar notícia

O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) determinou a abertura de inquérito na Polícia Civil para investigar uma fake news divulgada nas redes sociais. A mensagem passou a circular nessa sexta-feira (20/03). Segundo o áudio de uma mulher, o chefe do Executivo local iria publicar um decreto na próxima segunda-feira (23/03) vedando a circulação de pessoas pelas vias públicas, ressalvadas as idas às farmácias, supermercados e padarias.

A informação sobre a investigação foi confirmada pelo secretário de Estado-Chefe da Casa Civil do DF, Valdetário Andrade Monteiro, neste sábado (23/03).

“O governador fez a representação à Polícia Civil e essa pessoa será identificada. Nesse momento, é muito importante combater a fake news. Não podemos mais perder tempo desmentindo noticias falsas. É preciso combater a pandemia”, destacou.

A PCDF também confirmou ao Metrópoles que recebeu a denuncia e que o caso será investigado.

Dados
O número de casos confirmados de coronavírus no DF se mantém em 108, segundo o último boletim divulgado pelo governo local, às 12h deste sábado (21/03). Destes, 80 são de transmissão local (quando a pessoa entra em contato com algum viajante positivo). Isso representa 74% do total. Outras 28 pessoas contraíram o vírus no exterior.

Há, ao todo, 2.717 suspeitas em avaliação na capital. Já foram descartados 1.485. A maioria dos pacientes está em isolamento domiciliar: 104. Apenas quatro pessoas estão internadas em unidades hospitalares em decorrência da Covid-19.

Entre as pessoas internadas, está a primeira paciente com coronavírus no Distrito Federal. A mulher de 52 anos continua em isolamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

0

No local desde o dia 5 de março, após ser transferida de um hospital particular, ela continua em estado grave, coma induzido e respirando com a ajuda de aparelhos, de acordo com o boletim médico divulgado na tarde desta sexta.

A Defesa Civil emitiu novo alerta aos moradores do Distrito Federal. Desta vez, recomendando que todos permaneçam em casa e só saiam em casos de urgência e emergência. O órgão pede para que as pessoas evitem atividades físicas ao ar livre. As medidas ajudam no enfrentamento ao coronavírus.

No entanto, o que se vê neste sábado é muita gente ainda circulando pelas ruas. Em meio à crise, uma mulher foi presa no Gama acusada de vender álcool em gel sem procedência.

Boletim divulgado às 12h deste sábado (21/03)
Casos confirmados: 108
Internados: 4
Domiciliar: 104
Pacientes recuperados: 0
Casos suspeitos: 2.717
Casos descartados: 1.485
Total de óbitos: 0

Contágio
Exterior: 28
Local: 80
Comunitário: 0

Confira a diferença entre transmissão local e comunitária:

— Transmissão local – Quando a contaminação se dá por pessoa que entrou em contato com algum viajante positivo;

– Transmissão comunitária – Quando não é possível definir como ocorreu a transmissão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?