metropoles.com

Decreto libera missas, cultos e celebrações em todos os templos e igrejas

Medida que limitava abertura somente para locais com capacidade para mais de 200 pessoas, por causa da Covid-19, foi derrubada

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Coronavirus-Igreja-1
1 de 1 Coronavirus-Igreja-1 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Uma das medidas para evitar o contágio pelo novo coronavírus no Distrito Federal, com a liberação de igrejas e templos, era a realização de cultos e celebrações somente em locais para mais de 200 pessoas. Assim, seria mais fácil manter o afastamento social. Porém, publicação no Diário Oficial do DF (DODF) desta sexta-feira (14/8) derrubou a exigência.

A presença de fiéis ficou proibida por mais de 70 dias e voltou a ser permitida em 3 de junho. No retorno, uma série de restrições foram feitas para manter a distância entre as pessoas. Uma delas era a permissão somente para prédios com capacidade para mais de 200 frequentadores. No decreto desta sexta-feira (14/8), essa exigência foi retirada.

0

 

Liberação de templos e igrejas de qualquer tamanho para realização de missas e cultos

A medida vem poucos dias depois da liberação do público acima de 60 anos em cultos, missas e celebrações de todos os credos e religiões. Na última quarta-feira (12/8), um novo decreto foi publicado e a proibição da presença continuou somente para “crianças com idade inferior a 12 anos e de pessoas com as comorbidades assinaladas no Plano de Contingencia da Secretaria de Estado de Saúde”.

Higienização e distância

Esses lugares também precisam disponibilizar produtos para higienização de mãos e calçados, preferencialmente álcool em gel 70%. Também preconizar o afastamento mínimo de um metro e meio de uma pessoa para outra, com demarcação específica; estabelecimento de uma fileira de cadeiras ocupada e outra desocupada; recomendação para que se evite o contato físico entre as pessoas; e o uso de máscara facial.

Os responsáveis também precisam medir a temperatura na entrada de templos e igrejas e adotar todos os protocolos sanitários para a prevenção da Covid-19. Inclusive com a observação de horários alternados nas celebrações presenciais e intervalos entre eles de, no mínimo, duas horas, de modo que não haja aglomerações internas e nas proximidades dos estabelecimentos religiosos.

A Arquidiocese de Brasília, que rege os fiéis da Igreja Católica no Distrito Federal, publicou uma nota em que aprova a liberação dos frequentadores acima dos 60 anos. Mas deixa claro que não pode haver “prejuízo das demais normas por nós estabelecidas”, no que diz respeito à higienização e outras medidas para manter o distanciamento social. O documento, porém, é de antes da liberação mesmo para igrejas com capacidade de menos de 200 pessoas.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?