metropoles.com

GDF lança programa de revitalização dos parques do Distrito Federal

O Parque Saburo Onoyama, em Taguatinga, será o primeiro contemplado pelo projeto SOS Parques

atualizado

Compartilhar notícia

PARQUE SABURO ONOYAMA
1 de 1 PARQUE SABURO ONOYAMA - Foto: null

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta segunda-feira (25/2), o projeto SOS Parques. A iniciativa busca revitalizar, nos próximos quatro anos, os espaços públicos da cidade. O programa teve início com uma vistoria no Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga. A unidade será a primeira contemplada com as reformas.

Atualmente, o Distrito Federal conta com 74 parques urbanos. Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o governo ainda não definiu quantos e quais serão atendidos, nem o valor que será investido no projeto. Entretanto, de acordo com o presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Edson Duarte, a estimativa é de que ao menos seis áreas sejam reformadas em 2019, com prioridade às mais precárias.

O programa contará com atuação conjunta da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e da Companhia Energética de Brasília (CEB). Durante a vistoria, os representantes dos órgãos definiram as principais medidas a serem adotadas no Saburo Onoyama. Os maiores problemas são falta de segurança, banheiros precários e a utilização das churrasqueiras para consumo e venda de drogas.

O presidente do Ibram explicou que, a princípio, não serão feitas mudanças estruturais no espaço. “O objetivo é fazer funcionar bem o que já existe”, afirma Duarte. As primeiras obras serão de pintura, revitalização dos banheiros, recuperação de trilhas, drenagem, melhoria do sistema de iluminação e sinalização do parque. O secretário do meio ambiente, Sarney Filho, também participou da vistoria.

Rebeca Borges/Metrópoles
As churrasqueiras do Parque Ecológico Saburo Onoyama estão pichadas e funcionam como espaço para venda e uso de drogas

Para resolver o problema da segurança, o local contará com a presença da Polícia Militar nos períodos de maior concentração de visitantes. Além disso, as churrasqueiras da área serão interditadas. Segundo dados do Ibram, o espaço recebe cerca de 20 mil pessoas por mês. O parque funciona diariamente, das 6h às 18h, e conta com piscina, churrasqueiras e quadras poliesportivas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?